Política

Cantá terá nova unidade para Atenção Psicossocial

A construção da unidade faz parte de um conjunto de propostas apresentadas pelo deputado federal Haroldo Cathedral (PSD-RR)

O município do Cantá, localizado a cerca de 36 km de Boa Vista, terá uma nova unidade para Atenção Psicossocial – Caps. A nova unidade será construída a partir da indicação de R$ 1,5 milhões vindo de emenda do Deputado Federal Haroldo Cathedral (PSD-RR).

O CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) é um serviço de saúde disponibilizado pelo SUS (Sistema Único de Saúde) para tratar exclusivamente pacientes que sofrem de transtornos mentais, psicoses, neuroses graves, dependentes químicos entre outras patologias psiquiátricas.

Essa instituição foi criada para combater os antigos manicômios, e oferecer um serviço de qualidade para esses pacientes, com profissionais capacitados para oferecer tratamento mais humano e digno.

“Sabemos que hoje o número de pessoas com depressão, síndrome do pânico e muitas outras patologias veem aumentando muito, e o pior com idade cada vez mais reduzida. O número de jovens e adolescente com depressão é assustador, e essas famílias que não tem condições de pagar por uma terapia ou mesmo uma consulta precisam do apoio do Caps. Essas pessoas ao receberem apoio e um tratamento correto podem superar isso. Precisamos ter um olhar mais humano e de profunda empatia para isso” afirmou o deputado. 

Entre as atividades desenvolvidas pelo Caps estão Tratamento Médico através de consultas e distribuição de medicamentos psicoativos ou psicofármacos controlados, sessões individuais ou em grupo onde são colocados em prática os conhecimentos e as técnicas da psicoterapia, atividades terapêuticas, de lazer e programas sociais em conjunto com a comunidade, orientação tanto para os pacientes, quanto para as famílias, desintoxicação ambulatorial e visitas na casa dos pacientes.

A construção da unidade faz parte de um conjunto de propostas apresentadas pelo deputado federal Haroldo Cathedral (PSD-RR) para receber recursos de emendas extraorçamentárias, referente ao Orçamento da União de 2021. As indicações foram realizadas na semana passada e somam R$ 5 milhões.