Política

Candidatos dão pausa na campanha para ‘esforço concentrado’ em Brasília

Parlamentares devem retornar para Boa Vista ainda esta semana para dar continuidade às suas campanhas eleitorais

Candidatos a cargos majoritários e que cumprem mandato parlamentar tiveram que dar pausa na campanha eleitoral esta semana e embarcar para Brasília com a finalidade de participar do esforço concentrado convocado pelo Congresso Nacional para limpar a pauta de votação. Tanto a Câmara dos Deputados quanto o Senado Federal andavam com seus plenários esvaziados por conta do processo eleitoral e agendaram, para essa semana, o “esforço concentrado”, que será o último antes das eleições de outubro. As duas Casas promoveram, também, sessões solenes para homenagear o candidato à presidência Eduardo Campos, morto em um acidente aéreo no mês passado.
A senadora Ângela Portela (PT), candidata ao Governo de Roraima pela Coligação É Pra Frente Que Se Anda, informou ter chegado a Brasília na segunda-feira não apenas para participar das sessões, mas de reuniões das comissões permanentes. A senadora apresentará, na Comissão de Direitos Humanos, relatório do Projeto de Lei 443, que prevê que mulheres vítimas de violência, em situação de vulnerabilidade temporária, podem ter garantido o recebimento do benefício financeiro. Ela adiantou que seu parecer é favorável.
No plenário, apontou como prioridade o projeto que prevê a aposentadoria especial para os servidores públicos com deficiência. O benefício já é previsto para os contribuintes do INSS, o que na opinião de Ângela, traduz uma discriminação inaceitável dos servidores públicos.
Como não haverá sessão deliberativa a partir desta quarta-feira e nos dias que se seguem, ela adiantou que retornará para Boa Vista.
O deputado Luciano Castro (PR), que disputa uma vaga no Senado, informou ter chegado a Brasília ontem pela manhã, seguindo direto para audiência com o ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, onde teria tratado de obras nas rodovias de Roraima. Ainda conforme ele, a votação de projetos na Casa começou apenas no final da tarde. Ele também retorna a Boa Vista até o final de semana.
O senador Mozarildo Cavalcanti (PTB) não foi localizado. A Folha apurou que ele seguiu na noite da segunda-feira para o Distrito Federal. A assessoria de comunicação do candidato à reeleição pela Coligação Salve Roraima foi contatada, mas não informou, até o fechamento desta edição, quais os projetos prioritários em votação na opinião do senador. (EPR)