Política

Câmara discute situação da reserva Raposa Serra do Sol

Durante a audiência, os povos indígenas da região poderão relatar a situação em que vivem uma década e meia após a homologação

Quinze anos após a homologação da reserva Raposa Serra do Sol, a Câmara Federal vai discutir a situação dos índios que vivem na área. 

As comissões de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços; e de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados se reunirão na próxima quarta-feira (18).

A audiência será realizada a partir das 15 horas. Os interessados poderão acompanhar o debate, ao vivo, pelo portal e-Democracia, inclusive enviando perguntas, críticas e sugestões aos convidados.

Homologação

Em 2009, o Supremo Tribunal Federal (STF) determinou a demarcação contínua da reserva, uma área de 1.747.464 hectares, localizada ao norte do Estado.

A decisão, segundo a deputada Joenia Wapichana (Rede-RR), representou “um ambiente favorável ao fortalecimento e solidificação de planos de vida das comunidades, principalmente com relação ao manejo ambiental e territorial sob a diretriz específica dos costumes, crenças e tradições”. Ela é a primeira mulher indígena eleita para a Câmara. 

A parlamentar calcula que vivam na reserva mais de 25 mil índios das etnias macuxi, taurepang, ingarikó, patamona e wapichana. Eles estão distribuídos em 209 comunidades e se organizam por meio de escritórios regionais.

Ela afirma que, em um cenário de diversas violações aos direitos dos povos indígenas, a experiência da Raposa Serra do Sol é um importante exemplo de como o reconhecimento de direitos coletivos tem impacto direto sobre as formas de vida das populações indígenas.

Com informações da Agência Câmara de Notícias

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.