Política

Câmara de Boa Vista aprova prioridade para aluno autista se matricular perto de casa

Presidente da Casa, vereador Genilson Costa, prometeu enviar o projeto ainda hoje para o prefeito Arthur Henrique sancionar a medida

Câmara de Boa Vista aprova prioridade para aluno autista se matricular perto de casa Câmara de Boa Vista aprova prioridade para aluno autista se matricular perto de casa Câmara de Boa Vista aprova prioridade para aluno autista se matricular perto de casa Câmara de Boa Vista aprova prioridade para aluno autista se matricular perto de casa
O plenário da Câmara Municipal de Boa Vista - 18.09.2024 (Foto: Reynesson Damasceno/CMBV)
O plenário da Câmara Municipal de Boa Vista - 18.09.2024 (Foto: Reynesson Damasceno/CMBV)

A Câmara Municipal de Boa Vista aprovou, nesta quarta-feira (18), em regime de urgência, o Projeto de Lei que garante prioridade para o aluno com Transtorno do Espectro Autista (TEA) se matricular em escola municipal próxima de casa ou do local de trabalho do responsável. O texto aprovado por 14 votos segue para a sanção do prefeito Arthur Henrique (MDB).

Durante a sessão, o presidente da Câmara, vereador Genilson Costa (Republicanos), prometeu enviar o projeto ainda hoje para a Prefeitura. “Vou enviar hoje ao Executivo – e que ele, diferente de outros projetos que a Procuradoria veta -, peça a ele que é um brilhante projeto para que possa sancioná-lo”, disse Costa.

A mesa diretora da Câmara Municipal de Boa Vista, presidida pelo vereador Genilson Costa (Foto: Reynesson Damasceno/CMBV)

Em resposta, o autor do projeto, Leonel Oliveira (DC), aliado do prefeito na Casa, disse ter a certeza de que a iniciativa será sancionada porque o trabalho da gestão municipal “é voltado para as nossas crianças com autismo no Município e até para as mães ou responsáveis”.

O vereador Leonel Oliveira é o autor do projeto (Foto: Reynesson Damasceno/CMBV)

Conforme a proposta, para obter o direito, o aluno autista, pessoalmente ou por seu representante legal, terá que apresentar o comprovante de residência na cidade no ato da matrícula.

“É nessa fase de adaptação do aluno, que o responsável é chamado inúmeras vezes para auxiliar no desenvolvimento. Muitas vezes, o aluno com Transtorno do Espectro do Autista sente a necessidade de ter o responsável por perto em meio as crises como uma forma de ‘conforto e tranquilidade’”, explicou Oliveira na justificativa da proposta.

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.