Política

Biometria na 7ª Zona Eleitoral inicia dia 10

O Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR) inicia, no próximo dia 10, o alistamento biométrico na 7ª Zona Eleitoral, que abrange os municípios de Pacaraima, Amajari e Uiramutã. Mais de 15 mil eleitores das três cidades devem passar pelo procedimento durante 29 dias corridos. Um dos objetivos da biometria é atualizar o cadastro eleitoral, por meio da coleta de impressões digitais, registro fotográfico dos eleitores e revisão dos dados cadastrais.

De acordo com o calendário, o atendimento na sede do município do Uiramutã ocorrerá no período de 10 a 20 de novembro, na escola Joaquim Nabuco. Na sede de Pacaraima, os serviços serão oferecidos de 10 de novembro a 8 de dezembro, no Cartório Eleitoral. Na sede do Amajari, os moradores receberão as equipes da biometria de 10 a 20 de novembro. O horário de atendimento é o mesmo em todas as localidades, sempre das 8h às 15h.

Além das sedes dos três municípios, a Justiça Eleitoral irá instalar postos de atendimento em 30 comunidades. Essa será a quarta etapa da biometria em Roraima, dando continuidade ao projeto de cadastramento biométrico em nível nacional, conforme determinação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Conforme explicou o presidente do TRE-RR, desembargador Mauro Campello, atualmente existem 237.293 eleitores registrados biometricamente no Estado, o que representa 73,05%, incluindo os municípios de Boa Vista (1ª e 5ª ZEs); Mucajaí e Iracema (6ª ZE); Caroebe, São João da Baliza e São Luiz do Anauá (4ª ZE).

“O TSE atendeu à solicitação e disponibilizou uma verba adicional no valor de R$ 91.559,00, possibilitando mais uma grande conquista em nossa gestão. Considerando que temos disponibilidade de pessoal e equipamentos, cumpriremos o planejamento nacional de expansão do projeto de identificação biométrica do eleitorado”, ressaltou Campello, ao lembrar que o orçamento total previsto para a realização da biometria na 7ª ZE é de R$ 164.679,30.

Os municípios de Amajarí, Pacaraima e Uiramutã estão situados a 185, 214 e 331 quilômetros, respectivamente, de distância da capital Boa Vista. O eleitorado dos três municípios são, respectivamente, 4.948, 6.900 e 3.888, totalizando 15.736 eleitores.

DOCUMENTAÇÃO – Para realizar o alistamento biométrico, o cidadão deve apresentar um documento de identificação oficial com foto (identidade, carteira profissional, carteira de trabalho ou passaporte) e um comprovante de residência atualizado. O comprovante de residência deve estar no nome do eleitor ou de seus pais. Nas comunidades indígenas, basta apresentar uma declaração do tuxaua, assinada e carimbada, comprovando o domicílio.

Caso o cidadão more de aluguel, poderá apresentar uma declaração de residência assinada pelo eleitor, pelo proprietário e por duas testemunhas, acompanhada de cópia do documento e comprovante de residência do proprietário do imóvel e das testemunhas.

SEGURANÇA – A biometria é uma tecnologia que confere mais segurança à identificação do eleitor no momento da votação, pois o leitor biométrico acoplado à urna eletrônica deve confirmar a identidade de cada eleitor, comparando o dado fornecido (impressões digitais) com todo o banco de dados disponível. Com isso, fica praticamente inviável a tentativa de fraude na identificação do votante, uma vez que cada pessoa tem impressões digitais únicas.

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.