As consequências da migração venezuelana nos serviços públicos de Boa Vista serão tema de uma audiência pública na próxima quinta-feira (11), às 10h, na Câmara Municipal. O encontro reunirá autoridades municipais, estaduais, federais, especialistas e a população para apresentar dados, analisar desafios e propor soluções de curto, médio e longo prazo.
O vereador Marcelo Nunes, autor da proposta, destacou que o aumento da demanda de migrantes tem gerado dificuldades de acesso para a população brasileira nos serviços municipais. Mas, apesar disso, a audiência pretende conciliar o atendimento humanitário aos migrantes com a proteção aos direitos dos brasileiros.
“O cidadão brasileiro, especialmente o trabalhador que luta para criar os filhos, sente-se preterido. Muitos reclamam que, em postos de saúde, a maioria das fichas já é destinada aos venezuelanos. Nossa rede, tanto municipal quanto estadual, entra em colapso”, disse o vereador. “Não se trata de descriminação. Queremos atender a todos, mas também não podemos deixar de lado os bons e bravos brasileiros”, completou.
O vereador também criticou a atuação do governo federal, que, segundo ele, abre as fronteiras sem oferecer condições para que estados e municípios absorvam adequadamente os migrantes. “É como se fosse uma esmola com chapéu alheio. A União posa de boa, mas o peso do acolhimento recai sobre Roraima. É um problema do Brasil que se transforma em problema local”, afirmou.
Representantes convidados
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para apresentação de dados sobre matrículas escolares, atendimento em saúde, segurança e assistência social, foram convidados representantes da Prefeitura de Boa Vista, como: Linconl Oliveira da Silva (Educação), Marcelo Zeitoune (Saúde), Claúdio Galvão Dos Santos (Segurança Urbana) e Nathalia Cortez Diogenis (Gestão Social).
Já do Governo de Roraima, devem estar presentes Sérgio Pillon Guerra (Casa Civil), Michelly Viau (Justiça e Cidadania), Coronel Carla Jordanna (Segurança Pública), Antonio Diego Parente Aragão (Detran), Adilma Rosa Lucena (Saúde) e Tânia Soares de Souza (Trabalho e Bem-Estar Social).
Representantes do Governo Federal e especialistas também foram convidados para debate sobre interiorização, benefícios sociais, segurança e análise acadêmica do fenômeno migratório: Helder de Freitas Braga (Operação Acolhida), Gelbson Braga Santos (INSS), Péricles Dias (Polícia Militar) e Dr. Haroldo Eurico Amoras (Relações Internacionais).
Serviço
Audiência Pública sobre as Consequências da Imigração Venezuelana nos Serviços públicos em Boa Vista
- Data: 11 de setembro (quinta-feira)
- Horário: 10h
- Local: Plenário da Câmara de Boa Vista