Manifestantes participaram na noite desse domingo (21), na Praça das Águas, em Boa Vista, do protesto contra o Projeto de Lei (PL) da Anistia e a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Blindagem. A organização estima que mais de 1 mil pessoas estiveram no ato.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Durante o ato, o grupo chegou a repetir coros como “sem anistia” e “não aceito não, a PEC da Blindagem só é boa pra ladrão”.
Além disso, jovens queimaram fotos dos oito deputados federais de Roraima – seis deles votaram a favor da urgência ao PL da Anistia e sete foram favoráveis à PEC da Blindagem.
Outros manifestantes levaram para a praça faixas e placas com dizeres como “Ato em Defesa da Democracia”, “Brasil Soberano”, “Não à PEC da Bandidagem”, “Congresso Inimigo do Povo” e “Escala 6×1 Não!”.
O protesto foi organizado pelas frentes de esquerda Brasil Popular e Povo sem Medo, que reúnem siglas como PT, Psol e movimentos como MST e MTST. Apesar disso, pessoas sem ligação partidária ou ideológica participaram da mobilização.
“É importante destacar a presença de uma parcela significativa da população em geral, formada por cidadãos e cidadãs que não integram partidos políticos ou movimentos sociais, mas que compreenderam a gravidade do momento e decidiram ocupar as ruas em defesa da democracia. Para as frentes, o ato reafirma que o momento é uma luta que vai além de bandeiras partidárias”, disseram as frentes, em nota.