Política

Aprovados em concurso municipal no ano de 2014 cobram convocação

Os aprovados no concurso para Professor Arte-educador, realizado em 2014 pela Prefeitura Municipal de Boa Vista (PMBV), que estão no quadro de reserva, reclamam que ainda esperam pela convocação. Ontem eles foram para frente da sede da Prefeitura, o Palácio 9 de Julho, para reivindicar a convocação e nomeação. Conforme uma das aprovadas que representa o grupo, há mais de 200 pessoas no quadro de reserva do concurso que esperam por uma posição sobre a chamada e denunciam que horistas ocupam as vagas que deveriam ser dos concursados.

Após uma pesquisa feita entre os professores do quadro na Capital, foi verificado que mais de 20 escolas da rede municipal estão sem professor de artes. No entanto, em vez de os profissionais da reserva serem convocados para trabalhar, as escolas que ainda têm a disciplina na grade estão utilizando horistas. Segundo os aprovados, são mais de 100 horistas.

Conforme os aprovados, os professores não tiveram nenhum posicionamento da prefeitura a respeito do assunto. “Só sabemos que há escolas sem aula de artes e horistas no nosso lugar”, frisou a denunciante, explicando que os horistas são profissionais efetivados, que por vezes são chamados pela própria escola para ministrar aula em um horário oposto ao que já trabalha em outro local.

“Eles estão ocupando a nossa vaga. E nós? Ficamos como? Tudo bem que foi prorrogada [a validade do concurso], mas não sabemos se seremos chamados ou até se pretendem chamar. As escolas do município estão com falta de professor e nós ainda estamos aqui, sem nenhuma perspectiva de trabalho ao qual temos direito. A disciplina de artes é obrigatória no ensino fundamental”, frisou.

À Folha ela relatou outro caso. De acordo com a professora, nas creches e nas Casas Mãe de Boa Vista existiriam professores de artes ministrando a disciplina antes de ser realizado o concurso em 2014. “Mas desde que o concurso foi realizado não há mais professores nesses locais. Não entendemos o motivo, já que há obrigatoriedade”, frisou.

Em julho deste ano, os professores realizaram um manifesto em frente à prefeitura para que a validade do concurso fosse prorrogada, uma vez que o prazo iria vencer em outubro, conforme noticiado pela Folha. Na época, a PMBV informou que 148 vagas foram disponibilizadas no concurso Arte-educador e que já haviam sido preenchidas.

PREFEITURA – A Prefeitura Municipal de Boa Vista informou que foram ofertadas 148 vagas para o cargo de Professor Arte-educador no concurso de 2014 e que todas as vagas oferecidas já foram preenchidas.

Além destes 148, afirmou que foram convocados mais 44 do cadastro de reserva, totalizando 192 novos professores arte-educadores. “As aulas nas escolas municipais estão sendo ministradas pelos profissionais conforme o previsto”, destacou.

Com relação à contratação de professores, a prefeitura esclarece que não procede a informação. A PMBV reafirmou que “toda e qualquer convocação tem que se basear na capacidade de pagamento do município e que seja garantido ao servidor seus diretos em dia”.

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.