ELEIÇÃO SUPLEMENTAR

Alto Alegre: Parlamentares acusam governo de pedir votos para Wagner Nunes

As acusações foram feitas em tribuna, na Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), nesta terça-feira (23)

Os deputados estaduais Renato Silva (Podemos) e Jorge Everton (União) acusaram o governo de Roraima de interferir nas eleições a prefeito em Alto Alegre. (Fotos: reprodução/SupCom ALE-RR)
Os deputados estaduais Renato Silva (Podemos) e Jorge Everton (União) acusaram o governo de Roraima de interferir nas eleições a prefeito em Alto Alegre. (Fotos: reprodução/SupCom ALE-RR)

Os deputados estaduais Renato Silva (Podemos) e Jorge Everton (União) acusaram o governo de Roraima de interferir nas eleições a prefeito em Alto Alegre. As acusações foram feitas em tribuna, na Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), nesta terça-feira (23).

A suposta interferência do governador, Antonio Denarium (Republicanos), teria sido filmada. Os vídeos, que Renato Silva afirmou existir, mostram servidores públicos e veículos de secretarias circulando por Alto Alegre para pedir votos a Wagner Nunes (Republicanos), candidato apoiado por Denarium.

Ele também alegou que os servidores estão sendo coagidos a fazer campanha no município. Assim, como estaria acontecendo com os servidores do Instituto de Assistência Técnica e Extensão de Roraima (Iaterr), que estariam em peso no local, além de ameaças de desabastecimento aos produtores.

“Praticamente o aparato do Estado inteiro está depositado em Alto Alegre por causa da eleição do próximo domingo. […] Não é para o instituto atender as famílias que votam no ‘Magrão’, só as que votam no Wagner. O vídeo está claro para todos ouvirem”,

disse o deputado do Podemos.

O parlamentar afirmou que chegou a ligar para o chefe da Casa Civil, Flamarion Portela, para questionar a situação. Além disso, que nos próximos dias pretende apresentar provas de irregularidades no governo.

“Tem muita coisa acontecendo nesta semana. Tudo o que eu falar sobre pedido de propina, vou trazer provas, não vou falar nada em vão. Estou preparando material de tudo, eles ficam desafiando a nossa inteligência, coagindo. Agora, esse desrespeito, a gente não aguenta mais”, pontuou.

+ Alto Alegre terá eleição suplementar em abril após cassação de prefeito e vice

Utilização da máquina pública

 Deputado Jorge Everton usou tribuna para repudiar atos do chefe do Executivo e mencionou um vídeo sobre as eleições em Alto Alegre. (Foto: Nonato Silva/Supcom ALE-RR)

Jorge Everton também informou que assistiu a um vídeo em que um aliado do governador declara que o governo está tentando ganhar o pleito de Alto Alegre. Esse homem seria um coordenador das eleições em um município do interior, que não foi informado.

“Na minha opinião, o governador não pode se utilizar dos 80% ou 90% de popularidade que ele tem para inibir uma eleição municipal, para interferir diretamente utilizando a máquina pública. Isso é abuso de poder econômico e de poder político”, afirmou Everton.

+ Conheça as propostas de Valdenir Magrão para a Prefeitura de Alto Alegre

+ Conheça as propostas de Wagner Nunes para a Prefeitura de Alto Alegre

O que diz o Governo de Roraima

A FolhaBV procurou o Governo de Roraima para se manifestar sobre as acusações, mas não obteve resposta até a publicação. O candidato a prefeito de Alto Alegre, Wagner Nunes, também foi procurado e não deu retorno à reportagem.