"A meta é recuperar mil quilômetros de vicinais" diz deputado Gabriel Mota

O deputado federal Gabriel Mota esteve no programa Agenda da Semana, da Folha FM nesse domingo (19), onde falou sobre os trabalhos realizados durante os anos do primeiro mandato do parlamentar, que encerra no fim de 2026.

Mota destacou a importância das vicinais para o escoamento da produção agrícola, citando como exemplo a vicinal do Alagadiço, na região do Truaru, em Boa Vista, que após a recuperação permitiu o transporte da produção de soja. O parlamentar também mencionou uma vicinal na região do Itã, em Caracaraí, onde produtores como o José Lopes conseguiram enviar o primeiro carregamento de laranja para Manaus com o fim da restrição imposta pela mosca-da-carambola após 15 anos.

Para viabilizar obras em áreas indígenas, o deputado explicou sua metodologia: “Primeiro a gente reúne com [a comunidade], conversamos com o tuxaua, pedimos a autorização da FUNAI, e aí a gente executa a obra”. Esta abordagem já foi aplicada com sucesso em vicinais como a do Sentimento da Garagem.

O trabalho de recuperação viária inclui ainda a construção de pontes, como uma de 110 metros sobre o Rio Amajari, que beneficiará mais de 100 produtores rurais. O parlamentar finalizou reafirmando seu compromisso com o desenvolvimento da infraestrutura rural como forma de gerar emprego e renda no estado.

O parlamentar também destacou os avanços no processo para exploração de petróleo na bacia sedimentar do Tacutu, em Roraima, que atualmente está na fase de discussão da minuta do edital da oferta permanente, sendo a nona das dez etapas possíveis. Assim, segundo ele, a expectativa é que o leilão ocorra no primeiro semestre de 2026.