Com as novas nomeações, o efetivo da Polícia Penal alcança 797 profissionais (Foto: Lidiane Oliveira

FOTOGRAFIA: Oseias Martins e Neto Figueredo)
Com as novas nomeações, o efetivo da Polícia Penal alcança 797 profissionais (Foto: Lidiane Oliveira FOTOGRAFIA: Oseias Martins e Neto Figueredo)

Para reforçar o sistema prisional, 92 policiais penais foram empossados nessa sexta-feira, 24. Os servidores empossados integram a segunda turma do curso de formação do primeiro concurso da categoria, realizado em 2020.

Com as novas nomeações, o efetivo da Polícia Penal alcança 797 profissionais, responsáveis pela segurança nas unidades que compõem o sistema prisional do Estado. A solenidade de posse ocorreu na área externa do Palácio Senador Hélio Campos, com a presença de autoridades civis e militares.

Novos policiais penais se emocionam ao lembrar da trajetória durante a formação das primeiras turmas de policiais penais do Brasil

O sistema prisional de Roraima foi o primeiro do país a realizar concurso público para policiais penais após a alteração legislativa que criou a carreira. O certame foi promovido em 2020 e resultou, em novembro de 2021, na posse dos primeiros 444 servidores. Desde então, novas convocações têm sido realizadas conforme a necessidade da administração pública.

Para os novos servidores empossados, o sentimento é de gratidão e reconhecimento.

“Esse dia é importante não só para nós, mas para 92 famílias. O governo não podia nos nomear por causa de um impasse jurídico, que agora foi resolvido. Hoje, podemos comemorar um momento que muda a história das nossas vidas”, enfatizou o policial penal Ney Oliveira.

A segurança pública em Roraima é tratada com muita responsabilidade. Todas as nossas forças de segurança têm apoio do governo e são valorizadas. Desde que assumi, trabalhamos para fortalecer a estrutura do sistema prisional e triplicamos o efetivo da Polícia Penal, alcançando excelentes resultados. Nosso objetivo é valorizar o servidor, investir na construção, reforma e revitalização das unidades e equipar nossos policiais para garantir um serviço de segurança de qualidade à população”, destacou o governador Antonio Denarium.

O secretário de Justiça e Cidadania, Hércules Pereira, reforçou que os novos policiais penais passaram por todas as etapas do certame, incluindo o curso de formação de 75 dias.

“Esses novos servidores já assinaram o termo de exercício e a partir deste sábado, 25, passam a compor o efetivo nas unidades do sistema prisional, reforçando ainda mais a segurança pública do Estado”, reforçou Pereira.