EM TRÊS MUNICÍPIOS

Servidores públicos, médico e policial civil são alvos da PF em nova fase de operação contra fraudes no BPC

A Justiça Federal autorizou o bloqueio de bens e valores dos investigados no valor de R$ 9 milhões, além da suspensão do exercício de função pública

Vigilante Operação Perfidus Posto de Bonfim
(Foto: Divulgação/PF)

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta terça-feira, 10, mais uma fase da Operação Ataktos, com objetivo de desarticular uma organização criminosa suspeita de fraudar o Benefício Assistencial à Pessoa Idosa (BPC-Loas), destinado a venezuelanos em Roraima.

Estão sendo cumpridos 15 mandados de busca e apreensão em Boa Vista, Bonfim e Cantá, atingindo 14 investigados, incluindo servidores públicos municipais atuantes em Centros de Referência de Assistência Social, servidores do INSS, um médico e um policial civil.

As investigações apontam para a existência de um suposto grupo criminoso que atuava na obtenção fraudulenta do benefício.

Como funciona o esquema

Agenciadores cooptavam idosos venezuelanos ainda na Venezuela, falsificando documentos e cadastros governamentais para garantir o acesso ao BPC-Loas. Em seguida, muitos dos beneficiários retornavam à Venezuela, continuando a receber o benefício indevidamente.

A Justiça Federal autorizou o bloqueio de bens e valores dos investigados no valor de R$ 9 milhões, além da suspensão do exercício de função pública, suspensão de atividade de natureza econômica, entre outras medidas cautelares diversas da prisão.

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.