
Roraima foi responsável por 78% de todo o ouro apreendido pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) no Brasil em 2025. O dado foi divulgado pela própria instituição em um balaço sobre as ações.
Segundo o levantamento, ao longo do ano, cerca de 164,7 quilos de ouro foram retirados de circulação de Roraima, enquanto no país inteiro foi apreendido 210 quilos de ouro no período. O número inclui a maior apreensão da história da PRF, de 103 quilos de ouro, durante operações de combate ao garimpo ilegal, principalmente em áreas de acesso à Terra Indígena Yanomami.
Além do metal precioso, as operações resultaram na apreensão de 12,7 toneladas de cassiterita, 20 mil litros de combustível, 20 toneladas de agrotóxicos, quatro aeronaves, 410 metros cúbicos de madeira irregular e 1.360 munições.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Na área criminal, a PRF apreendeu três fuzis, outras 21 armas de fogo, 1.390 munições e 12 quilos de cocaína. Também foram recuperados 80 veículos roubados ou adulterados e presas 581 pessoas por crimes diversos, além da captura de 60 foragidos da Justiça.
Segundo a PRF, os resultados refletem a integração com outros órgãos de segurança e fiscalização ambiental, especialmente nas operações permanentes de enfrentamento ao garimpo ilegal, que seguem em curso no estado desde 2023.