As forças de segurança de Roraima vão passar a utilizar um novo sistema de radiocomunicação digital até dezembro. A tecnologia vai substituir o modelo analógico e promete ampliar a cobertura dos agentes em operações e ocorrências, pois a comunicação ocorrerá em tempo real entre as equipes em todo o estado.
Intitulado como “Rede de Rádio de Comunicação Digital” a contratação do novo sistema foi assinada na manhã desta quarta-feira (08), pelo o governador do estado, Antônio Denarium, que destacou a importância desta modernização para a população.
“Nosso suporte de comunicação vinha da Polícia Federal, então optamos pela contratação de um serviço próprio, eliminando a dependência de terceiros. Isso fortalece o controle e otimiza o tempo de resposta das instituições de segurança, permitindo um atendimento mais rápido e eficiente às ocorrências”, explicou o governador.
Este novo sistema de radiocomunicação digital será integrado à Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Polícia Penal, Detran e demais instituições de Roraima, incluindo a Secretaria de Saúde e a Secretaria de Educação.
A coronel e secretária de segurança pública,Carla Jordanna, informou que a medida vai garantir que regiões remotas, como o Uiramutã e Santa Maria do Boiaçu no baixo Rio Branco, tenham atendimentos mais rápidos.
“Cerca de 40 locais vão ter esse sistema digital móvel entre municípios, vilas, bases e comunidades mais distantes da cidade. Dessa forma, o objetivo central é atender a população com agilidade, com viaturas equipadas prontas para ir até o local da ocorrência”, evidenciou a secretária.
Segundo o Governo, mais de 500 viaturas serão equipadas com o novo sistema, além de 1000 novos aparelhos de rádios digitais que serão distribuídos entre as instituições.
A empresa europeia responsável pela instalação das antenas e pela implementação do novo sistema é a Teotronic, que possui instalação no Brasil e já presta os mesmos serviços a outros estados do país.
“Essa tecnologia possui criptografia de ponta a ponta, o que garante que a comunicação não seja interceptada. O sistema é composto por rádios base, portáteis para uso policial e um controlador central, proporcionando mais segurança e tornando a comunicação entre as instituições mais ágil, clara e sem ruídos”, pontuou o gerente nacional da Teotronic, Ademir Borges.