Polícia

Produtos pirateados avaliados em R$ 100 mil são apreendidos em operação

Os materiais foram localizados em uma transportadora pela Equipe de Vigilância e Repressão da Receita Federal

Uma grande quantidade de produtos fruto do mercado estrangeiro e itens pirateados foram apreendidos durante operação em Boa Vista nesta sexta-feira, 28. Os materiais foram localizados em uma transportadora pela Equipe de Vigilância e Repressão (EVR) da Receita Federal, durante fiscalização de rotina.

Na ocasião foram apreendidos celulares, relógios, relógios tipo ‘smart’, calçados com imitações de marcas famosas, perfumes e até cigarros eletrônicos. As apreensões foram avaliadas em cerca de R$ 100 mil.

A produção e venda de produtos falsificados, pirateados ou contrabandeados, é considerado crime e pode levar os autores a até cinco anos de prisão. A Receita Federal alerta ainda que os produtos falsificados prejudicam empresas regularmente cadastradas e que pagam impostos, além de também comprometer a busca pelos direitos do consumidor.

EVR – A Equipe de Vigilância e Repressão foi criada por meio de portaria em abril de 2018, para atuar no combate ao contrabando e descaminho. O objetivo é criar uma maior efetividade no combate aos ilícitos aduaneiros, em especial, ao contrabando, ao descaminho, à contrafação, à pirataria, ao tráfico de drogas e de armas.


Material apreendido (Foto: Receita Federal)

Cigarros eletrônicos apreendidos em transportadora (Foto: Receita Federal)