Polícia

Preso que morreu em decorrência de asfixia estava cavando túnel

Após a morte do detento Felipe France Fidelis Lemos, de 33 anos, ocorrida semana passada em decorrência de asfixia, a família descobriu que ele foi soterrado em um desmoronamento de parte de um túnel, que estava sendo escavado por ele e outros presos, dentro da Penitenciária Agrícola de Monte Cristo (Pamc), na zona Rural de Boa Vista. No entanto, o plano de fuga deu errado.

Devido à chuva, o terreno ficou instável, deixando o barro mole, no entanto os integrantes de uma facção que estão dentro do presídio obrigaram a continuidade da escavação. Após eles perceberem que os detentos ficaram presos dentro do túnel, foi iniciado o resgate, porém, Felipe ficou sem ar, foi socorrido por outros presos e entregue na carceragem desacordado e em seguida morreu no Hospital Geral de Roraima (HGR). A cópia do laudo emitido pelo Instituto de Medicina Legal (IML) confirma que a causa da morte foi por asfixia.

O fato ocorreu na noite de terça-feira, dia 17. O preso foi socorrido pela equipe de agentes penitenciários, mas não resistiu. De acordo com os agentes que estavam de plantão, os presos começaram a bater nas grades das celas, por volta das 22h30, informando que um dos detentos estava desmaiado. Por motivo de segurança a Polícia Militar foi acionada para entrar nas dependências do presídio e fazer a retirada do preso que estava com o quadro de saúde considerado grave.

A Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc) informou, por meio de nota, que após a morte do detento Felipe Francis Fidelis Lemos, deu início às investigações para apurar o que teria causado essa morte. “Felipe estaria escavando um túnel na ala 6 da Pamc, quando o barro cedeu e o soterrou. Os demais presos o retiraram do buraco, deram banho e trocaram a roupa que ele estava, para que o túnel não fosse descoberto. Isso acabou atrasando o atendimento médico, pois somente depois de passado esse tempo é que os demais detentos solicitaram socorro, contribuindo para o agravamento da situação de Felipe, causando a morte”, declarou. (J.B)

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.