Polícia

Policiais penais realizam treinamento especializado de escolta de reeducandos em Boa Vista

Treinamento de 14 dias teve como objetivo aprimorar técnicas de vigilância, gerenciamento de crises e preparo emocional dos agentes para escoltas em audiências, hospitais e transferências prisionais

21 agentes e um guarda civil municipal de Bonfim participaram do treinamento teórico e prático na base do Grupo de Operações Penitenciárias. (Foto: Divulgação/Sejuc)
21 agentes e um guarda civil municipal de Bonfim participaram do treinamento teórico e prático na base do Grupo de Operações Penitenciárias. (Foto: Divulgação/Sejuc)

Policiais penais realizaram o terceiro curso Escolta Tática Prisional promovido pela Secretaria de Justiça e da Cidadania (Sejuc). Durante 14 dias, 21 agentes e um guarda civil municipal de Bonfim participaram do treinamento teórico e prático na base do Grupo de Operações Penitenciárias, que foi encerrado nesta segunda-feira (11) com a entrega dos certificados.

O curso teve como objetivo capacitar os profissionais para o transporte seguro e eficiente de reeducandos em audiências judiciais, atendimentos médicos e transferências entre unidades prisionais. Segundo o coordenador do curso, Ilrosmar Pedro Vieira, os participantes aprimoraram técnicas de vigilância, procedimentos operacionais e gerenciamento de crises para evitar fugas e resgates.

“Além das habilidades práticas, o treinamento reforçou a disciplina, o trabalho em equipe e o cumprimento rigoroso das normas de segurança, garantindo a integridade física dos reeducandos, da equipe e da sociedade”, destacou.

Declarações e parcerias

A policial penal Luana Silva Santana avaliou o curso como fundamental para sua atuação. “Saio deste curso com mentalidade mais firme, raciocínio ágil e controle do pânico. Foi exigente, mas muito válido para nosso crescimento”, afirmou.

O secretário da Justiça e da Cidadania, Hércules Pereira, reforçou a importância da capacitação para a segurança das escoltas realizadas diariamente. O curso contou com a parceria do Grupo de Pronto Intervenção da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Tático Ostensivo Rodoviário da PM, Samu e Superintendência Municipal de Trânsito.

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.