A Polícia Militar de Roraima (PMRR), lançou nesta quarta-feira, 21, uma cartilha informativa com relatos de histórias reais sobre abuso sexual infantil. A cartilha será entregue inicialmente a três colégios militarizados de Boa Vista. O objetivo é conscientizar alunos a partir do 6º ano do ensino fundamental a denunciarem casos de abusos e violência.
Durante o evento de lançamento, foi apresentado o Programa de Prevenção e Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes. De acordo com o Coronel do Quadro de Oficiais Combatentes (QOC) Magno Jorge da Silva, a iniciativa visa amparar diretamente as crianças e adolescentes do estado.
“Temos como objetivo geral prover a conscientização, prevenção e enfrentamento ao abuso sexual de crianças e adolescentes. Por meio de informações acessíveis e relatos que evidenciam a gravidade e as consequências da violência sexual. Para incentivar as denúncias e o apoio às vítimas”, explicou o coronel.
De acordo com dados da Fundação Abrinq, em 2022 foram registrados 62.091 notificações de violência sexual, sendo que mais de 45 mil tinham como vítimas pessoas com menos de 19 anos , representando 73,8% dos casos. O Comandante Geral da PMRR, Coronel Overlan Lopes Alves destacou a importância do combate aos abusos contra crianças e adolescentes no estado de Roraima.
“A importância é a prevenção. Precisamos levar a informação para nossas crianças, adolescentes, principalmente as crianças da primeira infância a respeito da violência sexual. A Polícia Militar estará levando a informação através de uma cartilha, muito bem elaborada”, esclareceu o Comandante Geral.
A Cartilha apresenta informações de forma lúdica e traz relatos de histórias curtas. O objetivo é conscientizar as crianças e adolescentes, como explica o Coronel Overlan Lopes.
“Aqui tem relatos, nomes fictícios, codinomes de histórias reais. E a gente precisa informar que existe uma saída, uma solução. Os nossos policiais, nossos alunos e sargentos vão entrar nas escolas públicas, fazer a devida palestra para que as nossas crianças e adolescentes, tenham a coragem de denunciar. E de passar para a polícia militar ou qualquer autoridade competente para para o caso”, esclareceu Overlan Lopes.
Autoridades do estado se reuniram para prestigiar o lançamento da cartilha, como as Conselheiras do Tribunal de Contas do Estado de Roraima (TCE-RR) Cilene Lago Salomão e Simone Soares de Souza, o Comandante Geral da PMRR, Coronel Overlan Lopes Alves e o Deputado estadual Coronel Chagas.
O evento integra a programação da campanha nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A semana em alusão a esta campanha vai do dia 19 a 22 de maio. A programação tem como objetivo sensibilizar a sociedade sobre a importância do enfrentamento à violência sexual infantojuvenil, bem como promover a garantia dos direitos de crianças e adolescentes.
A PMRR fará além dessa solenidade, ações preventivas no interior do estado e pretende trazer futuramente edições da cartilha para o ambiente virtual. Sobre que pode ser feito quando ocorre esse tipo de violência o comandante explica.
“Nós aceitamos denúncias anônimas, o nosso 190 funciona 24 horas. As nossas viaturas estão nas ruas fazendo a patrulha. Se por acaso tiver a iminência de um fato desse acontecer ou estiver acontecendo, pode acionar a polícia militar. Fazendo contato com o 190”, informou Overlan Lopes.
E para as crianças e adolescentes que têm receio de denunciar esse tipo de violência, o Coronel Overlan aconselha.
“Não se isole, criança, jovem, ou adolescente, não se isole quando passar por uma situação dessa, uma violência, seja ela violência sexual, familiar ou violência doméstica. Contem com a polícia militar, estamos disponíveis para levar o primeiro atendimento a essas pessoas vítimas dessa violência tão bárbara”, finalizou o coronel.