Polícia

Polícia investiga pessoas próximas a deputado

As vítimas relataram que um dos sujeitos fez ameaças de cortar sua orelha com uma faca, enquanto outros dois jovens foram agredidos com coronhadas 

A Polícia Civil vai investigar a possibilidade de algum amigo ou familiar do deputado federal Otaci Nascimento (SD) estar envolvido no assalto que ocorreu na residência do parlamentar, depois que surgiu a possibilidade do crime ter sido uma “fita dada” [expressão que significa um roubo que foi indicado por alguém]. O fato ocorreu na noite da terça-feira, dia 17, no bairro Caçari, e resultou na morte de um dos três assaltantes, identificado como David Santos Silva, 25 anos.

Cinco pessoas estavam dentro do imóvel quando o trio invadiu o local, armados com pistolas e facas. Os vizinhos estranharam a movimentação intensa e o barulho no interior da casa e ligaram para a Polícia Militar que enviou ao local uma equipe que   faz a guarda da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE/RR). Chegando ao endereço, os policiais perceberam que os elementos estavam se preparando para fugir no carro do deputado, uma picape Volkswagem/Amarok, inclusive já haviam posto na carroceria todo o material roubado.

No entanto, foram surpreendidos pela guarnição e atiraram contra a equipe que revidou, também efetuando disparos de arma de fogo, depois de se abrigarem. Na troca de tiros, David foi alvejado no olho esquerdo, enquanto os comparsas conseguiram fugir, abandonando o carro e pulando muros das residências próximas. Policiais dos grupamentos especiais como Força Tática, Canil, Choque e Giro (Grupamento de Intervenção Rápida Ostensiva), apesar de terem feito o cerco, não conseguiram prender os meliantes.

O alvejado foi conduzido ao Hospital Geral de Roraima (HGR), pela guarnição de guarda da ALE/RR, mas não resistiu aos ferimentos e morreu assim que chegou à Unidade de Saúde. O corpo foi removido ao Instituto de Medicina Legal para ser examinado no fim da manhã de ontem, dia 18.

As vítimas relataram aos policiais que sofreram torturas físicas e psicológicas, inclusive, um senhor relembrou que um dos sujeitos fez ameaças de cortar sua orelha com uma faca, enquanto, enquanto outros dois jovens afirmaram que foram agredidos com coronhadas na cabeça. As demais vítimas sofreram ameaças de morte com as armas que os bandidos empunhavam. 

A Perícia foi acionada para realizar os procedimentos técnicos e agentes da Delegacia Geral de Homicídios (DGH) iniciaram as investigações. As vítimas passaram por exame de corpo de delito e estão bem, após o susto.

À Folhabv, o deputado Otaci Nascimento (SD) agradeceu à Polícia Militar pela agilidade no atendimento da ocorrência em sua residência e lamentou a insegurança pública a que toda a população de Roraima está enfrentando.

ANTECEDENTES – A Divisão de Inteligência e Captura da Secretaria de Justiça e Cidadania (Dicap/Sejuc) informou à Folha que David Santos Silva era preso do regime aberto e cumpria pena na Casa do Albergado e que no dia 02 deste mês já tinha assinado lista geral de frequência. No dia 18 de julho de 2015 foi preso pela primeira vez por roubo à mão armada, como prevê o art. 157 do Código Penal Brasileiro (CPB). Em 28 de dezembro de 2016 foi preso novamente por furto, como destaca o art. 155 do CPB. Ele estava condenado pelos dois crimes e a pena somada chegava a quase 10 anos.

O corpo de David foi liberado na tarde de ontem, aos familiares, para realização de funeral e sepultamento. (J.B)