A Polícia Civil de Roraima passou a utilizar um novo sistema de envio em massa de intimações eletrônicas por aplicativo de mensagens, com o objetivo de agilizar investigações em operações de grande vulto. A ferramenta foi desenvolvida pelo Núcleo de Inteligência (NI) e começou a ser aplicada nesta semana em uma ação ainda em andamento, cujo teor não foi divulgado.
Entre os dias 13 e 15 de maio, foram encaminhadas 415 intimações eletrônicas a vítimas, testemunhas e suspeitos, segundo a delegada-geral da instituição, Darlinda de Moura Viana. A expectativa é de que mais mensagens sejam enviadas nos próximos dias.
“As mensagens são encaminhadas com prazos definidos para comparecimento às delegacias. Nesta fase da operação, as pessoas devem se apresentar até 21 de maio”, informou a delegada.
O sistema cruza dados de boletins de ocorrência com as informações fornecidas pelos próprios comunicantes, o que permite identificar os contatos das pessoas a serem intimadas. Conforme Darlinda Viana, a nova modalidade de intimação está regulamentada por portaria da Delegacia-Geral da Polícia Civil.
O documento estabelece critérios para o uso da ferramenta, como a confirmação da titularidade do número de telefone do intimado e a obrigatoriedade de registrar todas as etapas do processo por meio de certidão.
A portaria também cita experiências positivas com a prática em outros estados e prevê que, futuramente, o sistema possa ser utilizado para intimações de rotina.
O número oficial da Polícia Civil de Roraima utilizado para envio das mensagens é (95) 99168-7209.