Polícia

Polícia Civil inicia Operação Luz da Infância

Estão sendo cumpridos mandados de busca e apreensão contra a pedofilia

A Polícia Civil iniciou na manhã desta sexta-feira, 20, em Roraima, a ‘Operação Luz na Infância’, com objetivo de apurar crimes contra a dignidade sexual praticados contra crianças e adolescentes.

A ação já está cumprindo mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça. Aproximadamente, 60 policiais estão envolvidos na Operação, dentre delegados, peritos criminais, agentes e escrivães.

Em nota, a Polícia Civil informou, “Os alvos da Operação Luz na Infância foram identificados através de um levantamento de informações pela Senasp (Secretaria Nacional de Segurança Pública) e a Embaixada dos Estados Unidos da América no Brasil”.

“Com base nas informações e evidências coletadas em ambientes virtuais, o Departamento de Inteligência (DEINT/SESP), identificou e monitorou os alvos e a Polícia Civil instaurou inquérito. As buscas e apreensões visam apreender computadores e dispositivos informáticos, onde estão armazenados os conteúdos de pedofilia, possibilitando com isso o indiciamento e prisão de abusadores sexuais”, ressaltou a nota.

As investigações vêm sendo feitas há seis meses. “A atuação é um modelo de força tarefa que reúne policiais com capacitação na repreensão aos crimes de pedofilia”.

Estão envolvidos agentes do Departamento de Homicídios e Proteção a Pessoa (DHPP), Núcleo de Proteção a Criança e ao Adolescente (NPCA), Departamento de Inteligência (DEINT/SESP-RR) e Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP) do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP)”, referiu a Polícia Civil.

LUZ DA INFÂNCIA: a operação foi intitulada ‘Luz na Infância’ por serem bárbaros e nefastos os crimes contra a dignidade sexual de crianças e adolescentes. A internet facilita esse tipo de conduta criminosa, onde os criminosos agem nas sombras e guetos da rede mundial de computadores.

“Luz na Infância” significa propiciar as crianças e adolescentes vítimas de abuso e violência de abuso e violência sexual o resgate da dignidade, bem como, tirar esses criminosos da escuridão, para que sejam julgados a luz da Justiça.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) classifica a pedofília como uma doença de transtorno da preferência sexual, sendo os pedófilos, normalmente, pessoas adultas que tem preferência sexual por crianças pré-púberes ou no início da puberdade. O complexo ambiente da internet e a ausência de fronteiras no mundo virtual são elementos que propiciam terreno fértil a atuação desses criminosos.

Com informações da Polícia Civil em Roraima