
A Polícia Federal (PF) cumpre, nesta quarta-feira (12), em Roraima, quatro mandados de busca e apreensão e três ordens de prisão preventiva contra suspeitos de integrar uma organização criminosa que facilitava a entrada de drogas em território nacional por aviões de pequeno porte.
Ao todo, a Justiça Federal do Paraná autorizou 16 mandados de busca e apreensão e oito mandados de prisão preventiva nos estados do Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Roraima e Amazonas.
Também há ordem para bloqueio, indisponibilidade de bens e valores ligados aos investigados. Os suspeitos responderão por tráfico internacional de drogas, associação para o tráfico e organização criminosa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Operação 14 BIS
A operação desta quarta foi batizada de 14 BIS (nome do avião inventado por Santos Dumont), em alusão ao fato de a organização criminosa transportar drogas em pequenos aviões. A ação iniciou em novembro de 2023.
Os investigados operam no modal aéreo nas regiões Sudeste, Centro Oeste e Norte do País, bem como na Venezuela, Guiana e Suriname.
Durante as investigações, policiais apreenderam drogas ligadas à organização criminosa, sendo 1.382 quilos de cocaína e 7.700 quilos de skunk (supermaconha) – esta carga oriunda da Colômbia.