Sede da Câmara Municipal de Boa Vista com enfeites natalinos (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)
Sede da Câmara Municipal de Boa Vista com enfeites natalinos (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

A Polícia Federal (PF) deflagrou, na manhã desta sexta-feira (28), a Operação Teatro das Sombras para desarticular um suposto esquema de desvio de verbas indenizatórias na Câmara Municipal de Boa Vista.

A investigação, conduzida em parceria com a 2ª Promotoria de Justiça Criminal do Ministério Público (MPRR), aponta que o rombo ultrapassa R$ 1,3 milhão entre 2022 e 2023.

A Folha BV apurou que os 23 vereadores da legislatura passada são investigados, mas a PF não descarta a apuração de possível envolvimento de parlamentares que assumiram em 2025.

O caso começou após uma requisição do MP que identificou indícios de um mecanismo fraudulento criado para justificar gastos nunca realizados. As equipes encontraram notas fiscais canceladas ou inexistentes, declarações fictícias de despesas e simulações de serviços jamais prestados, práticas usadas para gerar ressarcimentos indevidos.

Outro ponto central da apuração mostra que parte dos valores destinados ao aluguel de escritórios parlamentares não tinha relação com a atividade legislativa. Em vez disso, os investigados direcionavam o dinheiro para manter empreendimentos particulares, enquanto simulavam a existência de estruturas de trabalho vinculadas ao mandato.

A operação cumpriu seis mandados de busca e apreensão e determinou o bloqueio e o sequestro de bens e valores dos envolvidos, medida necessária para tentar recuperar o dinheiro desviado dos cofres públicos.

O trabalho conta também com o apoio do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado).

A Câmara divulgou nota para informar que está à disposição das autoridades para quaisquer esclarecimentos. Leia o texto completo:

“A Câmara Municipal de Boa Vista informa que está à disposição das autoridades competentes para prestar todos os esclarecimentos necessários relacionados aos fatos apurados na operação deflagrada nesta sexta-feira (28) pela Polícia Federal, em conjunto com o GAECO do Ministério Público de Roraima.

A instituição reitera seu compromisso com a transparência, a legalidade e a colaboração irrestrita com os órgãos de controle, reforçando que qualquer eventual irregularidade deverá ser esclarecida dentro do devido processo legal.”