Perfumaria suspeita de importação clandestina tem produtos apreendidos pela Receita Federal

Na manhã desta quarta-feira (19), foi deflagrada em Boa Vista a Operação “Capítulo 33”, com o objetivo de combater o descaminho de perfumes importados. A ação é da equipe de Vigilância e Repressão ao Contrabando e Descaminho da Receita Federal.

A operação contou com a participação da Polícia Militar de Roraima. Foram apreendidos perfumes originais e com indícios de falsificação, além de cosméticos e bolsas, com valor aproximado de R$ 150 mil. A importação clandestina é muitas vezes realizada por organizações criminosas e envolve a prática de outros crimes.

Além de ser lesiva à economia brasileira, a prática também prejudica o consumidor, pois as condições inadequadas de transporte e de armazenamento do produto interferem em sua qualidade.

Nome da operação

O nome “Capítulo 33” faz referência à classificação vinculada ao sistema de Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM), que permite, pela aplicação de regras e procedimentos próprios, determinar um único código numérico para uma dada mercadoria. O Capítulo 33 refere-se a itens como perfumes, maquiagens, cremes para a pele, produtos para cabelo e preparações para higiene bucal.