"ESCUDO FEMININO"

Operação reforça combate à violência contra a mulher no Baixo Rio Branco

Lançada na manhã desta terça-feira (16), a Operação Escudo Feminino é coordenado pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (SESP).

Os profissionais da Polícia Civil darão apoio investigativo, atuarão como polícia judiciária e também participarão de palestras educativas nas localidades ribeirinhas.(Wenderson Cabral/FolhaBV).
Os profissionais da Polícia Civil darão apoio investigativo, atuarão como polícia judiciária e também participarão de palestras educativas nas localidades ribeirinhas.(Wenderson Cabral/FolhaBV).

Foi lançada e iniciada na manhã desta terça-feira (16), a Operação Escudo Feminino que atua na prevenção e no combate à violência contra mulheres e crianças na região do Baixo Rio Branco. A ação, que inclui medidas de prevenção, repressão e apoio às vítimas, segue até 27 de setembro.

Coordenada pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (SESP), a iniciativa conta o apoio integrado da Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar de Roraima e a Fundação Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Femarh).

De acordo com a secretária de segurança pública, Carla Jordanna Rodrigues, todas as forças de segurança que estão atuando nessa operação têm uma função primordial.

“A PM atua na prevenção, realizando campanhas, palestras e orientando a população sobre as diversas formas de violência. A Polícia Civil estará pronta para registrar denúncias, elaborar boletins de ocorrência e solicitar medidas protetivas, quando necessário, garantindo a efetividade da operação. O Corpo de Bombeiros, além de conduzir as equipes pelos rios e conhecer as localidades, também estará preparado para prestar atendimento emergencial e hospitalar, caso seja preciso “,  explicou.

Secretária de Segurança Pública, Carla Jordanna Rodrigues, diz que o objetivo da operação é integrar as forças de segurança em uma atuação estratégica e multidisciplinar. (Wenderson Cabral/FolhaBV).

A secretária destaca o porquê da escolha da região do Baixo Rio Branco para esta primeira edição da Operação Escudo Feminino. 

“Escolhemos essa localidade por ser uma área remota e carente de ações, porém é importante ressaltar que a operação será ampliada para todo o estado, alcançando, inicialmente, as comunidades ribeirinhas e, depois, o interior. Essa é apenas a primeira edição, teremos outras ações, de forma contínua, sempre voltadas para as localidades que mais precisam do nosso apoio”, finalizou.

A Operação Escudo Feminino visa levar acolhimento às vítimas, garantindo a presença efetiva das forças de segurança estadual nas comunidades do Baixo Rio Branco.

Delegada-Geral da Polícia Civil, Darlinda Viana. (fFoto: Wenderson Cabral/FolhaBV).

Foram feitas poucas missões nesse sentido, então consideramos até um pioneirismo levar toda essa integração da segurança para aquela área. A Polícia Civil atua no contexto da investigação, pois há vários fatos que ocorreram nessas localidades que precisam ser apurados para dar uma resposta à sociedade e garantir os devidos processos legais”, pontuou a Delegada-Geral da Polícia Civil, Darlinda Viana.

A primeira fase da operação acontecerá em diversas localidades dos municípios de Caracaraí e Rorainópolis, incluindo Santa Maria do Boiaçu, Terra Preta, Lago Grande, Caicubi, Canauini, Cachoeirinha, Remanso e Itaquera, além de áreas próximas à divisa com o Amazonas.

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.