Operação Caminhos Seguros cumpriu 11 mandados de prisão contra abusadores de crianças e adolescentes

De acordo com informações prestadas pela delegada titular da DPCA, Jaira Farias, as ações repressivas resultaram em diligências para o cumprimento de 11 mandados de prisão, dos quais cinco foram cumpridos em Boa Vista e dois pela equipe da Delegacia de Normandia

 A equipe da DPCA cumpriu também um mandado de busca e apreensão, instaurou 20 IPs por portaria (Foto: Ascom PCRR)
A equipe da DPCA cumpriu também um mandado de busca e apreensão, instaurou 20 IPs por portaria (Foto: Ascom PCRR)

Encerrada na última segunda-feira, 20, a operação Caminhos Seguros, da Polícia Civil de Roraima (PCRR), cumpriu 11 mandados de prisão contra abusadores de crianças e adolescentes no Estado. A ação iniciou no dia 2 de maio, por meio da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA), lançada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) em alusão ao Maio Laranja.

De acordo com informações prestadas pela delegada titular da DPCA, Jaira Farias, dos 11 mandados de prisão, cinco foram cumpridos em Boa Vista e dois pela equipe da Delegacia de Normandia. Desses, quatro ainda não foram cumpridos e as diligências continuam para localizar e prender os envolvidos.

A equipe da DPCA cumpriu também um mandado de busca e apreensão, instaurou 20 Inquéritos Policiais (IPs) por portaria. Além disso, 17 inquéritos tiveram as investigações finalizadas e os relatórios encaminhados à Justiça.

“Desses mandados de prisão cumpridos, dois deles foram por sentença condenatória de dois homens sentenciados pela Justiça por crimes de estupros de vulneráveis contra crianças. Sendo que um foi condenado à pena de 36 anos e outro de 22 anos e seis meses”, detalhou a delegada.

Dos mandados de prisão cumpridos, dois deles foram por sentença condenatória de dois homens sentenciados pela Justiça por crimes de estupros de vulneráveis contra crianças (Foto: Ascom PCRR)

A operação Caminhos Seguros também participou de panfletagem que levou reflexão sobre a importância de proteger as crianças e adolescentes, além de palestras em Boa Vista, Alto Alegre e Caracaraí.

“Foi um período curto de ação, mas bastante positivo, principalmente quando cumprimos o mandado de prisão de pessoas que eram procuradas por crimes contra crianças e adolescentes. Também levamos orientação a vários estudantes sobre segurança e como podem se proteger para não serem vítimas de violência sexual”, disse a delegada.

Maio Laranja

A campanha Maio Laranja é alusiva ao dia 18 de maio, que combate o abuso e a exploração sexual infantil no Brasil.