FIQUE ATENTO

Golpistas criam página falsa e roubam de inscritos no Enem. Entenda o caso

Nas redes sociais, surgiram inúmeros relatos semelhantes nos últimos dias, com pessoas quase enganadas ou que caíram no golpe

Este episódio serve como um alerta para todos os candidatos ao Enem (Foto: Raisa Carvalho)
Este episódio serve como um alerta para todos os candidatos ao Enem (Foto: Raisa Carvalho)

Na última quinta-feira (30), uma mulher em Brasília foi vítima de um golpe ao tentar se inscrever para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A tentativa de inscrição ocorreu após ela utilizar o Google para buscar o endereço oficial da página de inscrição, encontrando um site que imitava o oficial.
“Eu olhei e estava direitinho o design, o layout. A página era igual, estava escrito ‘Inscrição Enem 2024’, tinha o robozinho (chat de inteligência artificial) que ensina o passo a passo”, relatou a vítima.

Após não receber qualquer e-mail de confirmação, a mãe e a filha começaram a desconfiar que haviam caído em um golpe. Infelizmente, elas não foram as únicas. Nas redes sociais, surgiram inúmeros relatos semelhantes nos últimos dias, com pessoas quase enganadas ou que caíram no golpe. O site fraudulento, inscricao-2024.com, já foi retirado do ar, mas foi mencionado que o link aparecia como anúncio no Google.

Investigação do caso
O caso está sendo investigado pela Polícia Federal. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia do Ministério da Educação responsável pelo Enem, reforçou nas redes sociais que a inscrição para o exame deve ser feita exclusivamente pelo endereço oficial: enem.inep.gov.br/participante.
A estudante, ao seguir o procedimento no site falso e informar alguns dados, chegou à página de cobrança de R$ 85, com a opção de pagamento por boleto ou PIX. Ela efetuou o pagamento por PIX, inclusive com um pequeno desconto.

Alerta
Este episódio serve como um alerta para todos os candidatos ao Enem. É crucial verificar a autenticidade dos sites e anúncios na internet para evitar cair em golpes. Sempre utilize o endereço oficial fornecido pelo Inep e desconfie de anúncios e links patrocinados que prometem facilitar a inscrição. Em caso de suspeita de fraude, entre em contato imediatamente com as autoridades competentes.