Foto: divulgação/PRF
Foto: divulgação/PRF

Cerca de 8 mil litros de combustível, aproximadamente 1 quilo de mercúrio, uma arma de fogo e dois veículos foram apreendidos em três depósitos clandestinos usados para abastecer o garimpo ilegal na Vila Campos Novos, no município de Iracema, em Roraima. Três pessoas foram detidas durante a operação, realizada nessa segunda-feira (15).

O material foi encontrado durante uma ação integrada que contou com a participação da Polícia Rodoviária Federal (PRF), do Ibama e da Força Nacional, sob coordenação da Casa de Governo. De acordo com as forças de segurança, os depósitos funcionavam como pontos de apoio logístico para o transporte e armazenamento de combustível e insumos destinados ao garimpo ilegal.

De acordo com moradores da região, a ação ocorreu pela tarde e as casas, que também seriam alugadas para garimpeiro, teriam sido queimadas. Imagens detalham, no entanto, apenas a queima de uma caminhonete e a tentativa de controle do fogo por parte das forças de segurança.

Operação de desintrusão

Foto: divulgação/PRF

As apreensões integram as ações do Ministério da Justiça no âmbito da operação de desintrusão de garimpeiros das Terras Indígenas em Roraima. Além das intervenções dentro dos territórios indígenas, as operações também ocorrem fora dessas áreas, com o objetivo de enfraquecer a cadeia logística que sustenta a atividade ilegal.

A ocorrência foi apresentada à Polícia Federal.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE