Polícia

Ocorrências envolvendo estrangeiros ainda são reduzidas

O delegado Alexander Lopes da Polícia Civil disse que o forte fluxo imigratório pode acarretar no aumento dos casos

Ocorrências envolvendo estrangeiros ainda são reduzidas Ocorrências envolvendo estrangeiros ainda são reduzidas Ocorrências envolvendo estrangeiros ainda são reduzidas Ocorrências envolvendo estrangeiros ainda são reduzidas

O forte fluxo imigratório de venezuelanos tornou-se motivo de preocupação da sociedade em relação à segurança pública em Roraima e, principalmente, na capital Boa Vista. 

Buscando conhecer melhor a situação baseada em números oficiais, a equipe de reportagem da FolhaWeb buscou dados com a Polícia Civil para verificar se a criminalidade envolvendo roubos e furtos aumentou após a chegada dos venezuelanos e se surpreendeu com os resultados dos últimos dois anos.

Segundo o Núcleo de Estatística e Análise Criminal (NEAC) da Polícia Civil, dos dados gerais de 2016, foram registrados 6.419 furtos, com 38 destes envolvendo estrangeiros. Além disso, apenas 1 dos 3.222 roubos (com emprego de arma) registrados envolveu estrangeiros.

Já em 2017, o número de furtos passou a 6.715, sendo 41 praticados por estrangeiros e roubos baixou a 3.046 sendo 8 com envolvimentos de imigrantes.

Em entrevista à Folha, o delegado responsável pelas unidades da polícia civil na Capital, Alexander Lopes, afirmou que os números de casos envolvendo venezuelanos é considerado baixo se comparado com os dados gerais. Mas frisou que existem casos no qual envolvidos não chegam a fazer o boletim de ocorrência.

Segundo o delegado, apesar dos números serem baixos, o forte fluxo imigratório poderá acarretar no aumento das ocorrências. “Com esse aumento na entrada de venezuelanos a tendência é aumentar os casos com o envolvimento deles”, disse.

Outra informação destacada pelo delegado é o possível envolvimento de venezuelanos com organizações criminosas no Estado. “Nós já temos informações que venezuelanos estão sendo assediados por pessoas dessas organizações criminosas e, na condição em que se encontram, é possível que aceitem participar”, observou o delegado.

Imigração aumentou venezuelanos envolvidos em crimes

Analisando-se os dados do Núcleo de Estatística e Análise Criminal (NEAC) da Polícia Civil observa-se que o alto fluxo migratório dos últimos anos desencadeou um aumento no envolvimento de venezuelanos em crimes.

Em 2016, os números subiram consideravelmente e as nacionalidades dos envolvidos em crimes como roubos e furtos em Roraima também aumentou, com destaque para o envolvimento dos venezuelanos.

Foram registradas 126 ocorrências de crimes diversos cometidos por estrangeiros, sendo que 103 envolviam venezuelanos e 8 peruanos, 5 guianenses e 3 colombianos. Os outros eram de libaneses, árabes, haitianos, dominicanos.

A maior parte dos casos foram de furtos, com 38 casos, dos quais 36, envolviam venezuelanos.

Em 2017, com a explosão da imigração, o crescimento de crime foi ainda maior. Dos mais de 241 registros envolvendo estrangeiros feitos pela Polícia Civil, 224 tinham participação de venezuelanos, dos quais 38 são casos de furtos e 22 de ameaça.

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.