Polícia

Novo plano de trabalho no sistema prisional em Roraima prevê expansão de oficinas para reeducandos

Novo plano de trabalho no sistema prisional em Roraima prevê expansão de oficinas para reeducandos

O sistema prisional de Roraima deve ter uma expansão de oficinas de trabalho para ressocialização de reeducandos. O plano de trabalho do sistema prisional foi apresentado nessa quinta-feira (1º), na sede da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc).

O projeto marcou o fim do Encontro Regionalizado dos Gestores da Política de Trabalho Prisional, organizado pela Senappen (Secretaria Nacional de Políticas Penais). O novo plano visa aumentar significativamente o número de vagas nas oficinas de trabalho para os internos, alinhando as iniciativas locais com as diretrizes da Secretaria Nacional de Políticas Penais.

Atualmente, segundo o secretário Hércules Pereira, em Roraima “já temos uma política muito forte de trabalho, com mais de cem reeducandos inseridos em algum tipo de oficina de trabalho e a nossa ideia com esse plano é estar alinhado com o órgão nacional”.

Quanto ao plano nacional, Carlos André Pereira, da Secretaria Nacional de Políticas Penais, explicou que o objetivo também busca criar novas vagas de trabalho para os reeducandos, garantindo condições dignas e remuneração adequada.

“Atualmente, temos cerca de 600 mil pessoas em celas físicas no cenário brasileiro. A ideia é que, com 24% dessas pessoas envolvidas em atividades laborais, o plano nacional de trabalho no sistema prisional busque avançar e crie cada vez mais vagas. Vagas que respeitem a dignidade humana, com possibilidade de apresentação de EPIs [Equipamentos de Proteção Individual] para as pessoas privadas de liberdade, que essas pessoas possam vir a ser remuneradas”, completou o coordenador Nacional de Alternativas Penais.

Além dos representantes de Roraima e do Senappen, o encontro teve a participação de enviados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia e Tocantins.

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.