Polícia

Narcotraficante mais procurado do Amazonas é preso em Roraima

Membro da cúpula de uma facção criminosa do Amazonas, acusado de matar delegado, era foragido e estava morando na Venezuela

Na manhã de ontem, o foragido João Pinto Carioca, conhecido como “João Branco”, foi preso em Pacaraima, município que faz fronteira com a Venezuela, ao Norte do Estado, por agentes da Polícia Federal. Ele apresentou uma identidade falsa com o nome de Jonatas Peres Soares.

“Branco” era o narcotraficante mais procurado pela polícia do Estado do Amazonas e já teve seu nome incluído na lista dos mais procurados da Organização Internacional de Polícia Criminal (Interpol). O que chamou a atenção da PF é que o carro que o conduzia estava sendo escoltado na estrada.

De acordo com a polícia, o narcotraficante é o segundo na hierarquia de umas das maiores facções criminosas do Amazonas, a “Família do Norte” (FDN). Também é acusado de mandar matar o delegado de Polícia Civil, Oscar Cardoso, executado em março de 2014.

Por esse crime ele tem mandado de prisão preventiva decretado. Quando policiais civis iam cumprir o mandado, o traficante conseguiu fugir do Complexo Penitenciário Anísio Jobim, onde estava cumprindo pena em regime semiaberto, próximo à BR-174, em Manaus.

MAIS TRAFICANTES – Com João Branco, outros três criminosos do Amazonas foram presos: Makysoniel Nogueira Braga, de 31 anos, natural de Manaus; Alexandre de Oliveira Lemos, 34 anos, natural de Manacapuru; e Carlos Antônio Oliveira Oliveira, de 22 anos, também de Manaus, todos ligados à facção criminosa. Eles atuavam como “batedores” que escoltavam o narcotraficante.

“Branco” estava morando na Venezuela, segundo a polícia. Após a captura, os agentes federais encaminharam o criminoso para a sede da Polícia Federal , em Boa Vista, onde passou por procedimentos de praxe. Ele ainda passou por exame de corpo de delito no Instituto de Medicina Legal (IML) e retornou para cela da PF, onde permanece detido.

PF – A Folha entrou em contato com a Assessoria de Comunicação da Polícia Federal para saber maiores detalhes sobre a prisão e informou que João Branco e outras três pessoas foram abordadas em ação de rotina de policiais da Delegacia de Polícia Federal de Pacaraima, na fronteira com a Venezuela.

Ao verificarem o documento do criminoso, desconfiaram da autenticidade e solicitaram informações em pesquisa junto ao sistema da Polícia Federal do Amazonas, que confirmou se tratar do narcotraficante “João Branco”, foragido da PF amazonense durante a Operação La Muralla, deflagrada em novembro de 2015, quando foi apontado como mandante do assassinato do delegado da Polícia Civil Oscar Cardoso, com 20 tiros.

OUTRO CASO – A PF informou também que cumpriu mandado de prisão expedido pela Justiça Federal do Amazonas, na tarde de ontem, contra o traficante de iniciais A. P. A., que foi localizado no bairro Doutor Silvio Leite, zona Oeste. (T.C)

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.