
Em entrevista à Rádio Folha FM nesse domingo (9), o coronel da PMRR Francisco Xavier, falou sobre a megaoperação que ocorreu no Rio de Janeiro há duas semanas. O militar, ex-comandante geral da Polícia Militar de Roraima, analisou a ação dos policiais no programa Agenda da Semana.
“O sistema de inteligência detectou que naqueles dois complexos haviam mais de 500 criminosos armados de fuzis. Como não planejar uma operação com os mesmos recursos de enfrentamento?”, questionou.
O problema do domínio territorial
Xavier alertou que o principal desafio atual vai além do tráfico de drogas: é o domínio territorial criminoso. “A principal receita dessas organizações vem pelo domínio territorial, que é o que subjuga aquelas comunidades, obrigando famílias a serem ameaçadas, estorquidas e a contratarem serviços mais caros”, explicou.
Reflexos em Roraima
Para o coronel, o momento é uma “oportunidade” para o estado intensificar o combate ao crime organizado, com maior fiscalização em rodovias que dão acesso a áreas de garimpo ilegal e narcotráfico.
Enquanto isso, no Congresso Nacional, ganha força o “marco legal contra o crime organizado”, que propõe o aumento de penas e a restrição de benefícios para crimes de domínio territorial – uma resposta legislativa à escalada da violência que preocupa diferentes estados da federação.