Polícia

Ministério Público abre inquérito para investigar atendimento em delegacia

Um cidadão que foi mal atendido abriu procedimento no Ministério Público

O Ministério Público converteu em inquérito civil um procedimento investigatório que estava averiguando omissão de atendimento ao público prestados por policiais civis da Delegacia de Polícia de Caracaraí.

O promotor do caso Valcio Luiz Ferri, considerou que o inquérito foi aberto por conta do vencimento do prazo do Procedimento Preparatório nº 199-020/2021, e do fato do material probatório colhido até o presente momento não fornecer subsídios para justificar o arquivamento da denúncia.

O promotor informou ainda que restaram diligências a serem realizadas no interesse da investigação e para isso ele nomeou como secretários dos trabalhos alguns servidores atuantes na Promotoria de Caracaraí;

Outro lado

A reportagem da Folha entrou em contato com a Polícia Civil que informou por meio da Corregedoria Geral de Polícia, que não tem conhecimento do teor do inquérito civil instaurado pelo Ministério Público Estadual de Roraima. 

“No entanto, a instituição foi comunicada pelo Ministério Público em Caracaraí sobre um cidadão que teria deixado de ser atendido na delegacia daquele município. Para apurar o caso, a Corregepol instaurou uma sindicância investigativa, que está em tramitação” esclareceu.

Por meio de  nota a Polícia Civil ressaltou que a orientação da instituição aos policiais civis é a de que todo cidadão deva ser atendido nas unidades policiais e registrado o Boletim de Ocorrência de seu interesse, independente se o fato ocorreu ou não naquela circunscrição.

“Esclarece ainda que a plataforma para registro de BO é informatizada via Procedimentos Policiais Eletrônicos do Ministério da Justiça e Segurança Pública, o que facilita o envio da informação para a delegacia específica responsável por investigar o procedimento. Além disso, à disposição do cidadão, existe a possibilidade de se registrar o procedimento via Delegacia Virtual, no site da PCRR: https://www.pc.rr.gov.br.