Ônibus foi abordado na BR-174, em Boa Vista, durante trajeto de Lethem, na Guiana, com destino a Manaus. (Foto: Divulgação)
Ônibus foi abordado na BR-174, em Boa Vista, durante trajeto de Lethem, na Guiana, com destino a Manaus. (Foto: Divulgação)

Mais de 40 passageiros foram encaminhados à Delegacia Regional Fiscal da Receita Federal em Boa Vista após serem flagrados transportando mercadorias estrangeiras com indícios de falsificação e sem documentação fiscal. A ocorrência foi registrada na última segunda-feira (26), durante uma operação conjunta da Receita Federal do Brasil (RFB) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

A ação ocorreu por volta das 18h20, no posto da PRF localizado no km 491 da BR-174, quando os agentes abordaram um ônibus que fazia o itinerário Lethem, na Guiana, com destino a Manaus (AM). No veículo estavam 42 passageiros.

Durante a fiscalização, as equipes identificaram grande quantidade de volumes contendo mercadorias estrangeiras desacompanhadas de nota fiscal e que não se enquadravam como bagagem acompanhada. Diante da situação, o ônibus, os motoristas e todos os passageiros foram conduzidos à Receita Federal para os procedimentos cabíveis.

Após a análise do material apreendido, a Receita Federal constatou a presença de produtos com indícios de falsificação, principalmente confecções, calçados, bolsas e perfumes, além da ausência de comprovação fiscal. Ainda no dia 26, foram lavrados termos de retenção de parte das mercadorias, e o ônibus foi lacrado para continuidade dos trâmites administrativos.

No dia seguinte, 27 de janeiro, o procedimento foi concluído e a empresa transportadora recebeu o Termo de Ciência e Restituição do Veículo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



Segundo a Receita Federal, a operação resultou na retirada de circulação de itens importados de forma irregular. O órgão reforçou que a atuação tem como objetivo proteger o mercado interno, a indústria nacional e os consumidores, além de combater práticas ilícitas como concorrência desleal, evasão fiscal e riscos à segurança.