INVESTIGAÇÃO

Mais de 30 venezuelanos são resgatados em situação de exploração em Pacaraima

Fiscalização foi realizada após denúncias em um abrigo, que seria vinculado à instituição religiosa

 A ação foi realizada pela Polícia Federal em conjunto com a Defensoria Pública e o Ministério Público do Trabalho. (Foto: reprodução/PF)
A ação foi realizada pela Polícia Federal em conjunto com a Defensoria Pública e o Ministério Público do Trabalho. (Foto: reprodução/PF)

Ao menos 33 venezuelanos foram resgatados em situação de exploração em um abrigo no município de Pacaraima na manhã desta terça-feira (19). A ação foi realizada pela Polícia Federal em conjunto com a Defensoria Pública e o Ministério Público do Trabalho após denúncia.

Conforme a PF, as denúncias relatavam que migrantes venezuelanos seriam vítimas de trabalho análogo à escravidão. No local, os agentes identificaram uma situação de exploração em troca de abrigo.

Os venezuelanos se encontravam em processo para entrada no Brasil e pagariam cerca de R$ 100 reais por mês para permanecerem no local. Em troca, eram forçados a trabalhar para o próprio abrigo com documentos retidos, além de serem fichados e ameaçados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



Os migrantes só poderiam sair com autorização dos proprietários e eram proibidos de trabalhar em outros lugares. Além disso, segundo a PF, seriam obrigados de participar das atividades internas do local, que seria vinculado a uma instituição religiosa.

Os proprietários do abrigo não estavam no local e uma pessoa foi presa em flagrante por posse ilegal de arma. As investigações seguem em andamento.

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.