(Foto: Nilzete Franco/FolhaBV).
(Foto: Nilzete Franco/FolhaBV).

Cerca de 105 aparelhos celulares que foram roubados ou furtados em Roraima foram devolvidos aos proprietários, após serem recuperados em operação policial. A entrega ocorreu nesta sexta-feira (10), no auditório do Instituto de Educação de Roraima.

Os aparelhos foram recuperados por meio da “Operação Mobile”, que atualmente está em sua fase final. Nesta segunda edição, a ação foi coordenada pelo 2º Distrito Policial. 

Embora todos os boletins de ocorrência tenham sido registrados em Boa Vista, alguns aparelhos foram localizados em outros municípios e encaminhados à capital para serem devolvidos aos proprietários.

O diretor do Departamento de Polícia Judiciária da Capital (DPJC), Fernando Olegário, informou que eles identificaram as pessoas através dos chips que foram habilitados nesses aparelhos com restrição.

O diretor do DPJC, Fernando Olegário. (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV).

“Enviamos mensagens via WhatsApp para que essas pessoas pudessem devolver os aparelhos na unidade policial mais próxima, pois muitas vezes, eles são comprados sem nota fiscal”, disse o diretor.

As pessoas que foram notificadas e não entregaram, seguem sendo investigadas. Mas, ainda podem  procurar a unidade mais próxima e fazer a entrega do celular voluntariamente, frisou o diretor.

“Quem entregou de “boa-fé” porque não sabia que o aparelho era roubado será ouvido e, em muitos casos, pode até ser considerado vítima de estelionato. Agora, quem receber a mensagem e não comparecer à unidade policial, poderá responder por crime de receptação”, finalizou.

Na primeira edição da operação, 128 aparelhos foram devolvidos aos proprietários. Nesta última fase, o levantamento para localizar os celulares foi realizado entre dezembro de 2024 a julho deste ano.

Para receber o aparelho, os proprietários devem apresentar a identidade e, se possível, a nota fiscal. Mas, caso não tenha, o documento oficial e o registro do boletim de ocorrência são aceitos.

(Foto: Nilzete Franco/FolhaBV).

Uma das vítimas que teve o celular recuperado na operação foi Jadson Sousa. O jovem contou que seu aparelho havia sido roubado em novembro de 2024, no bairro Centenário.

Jadson Sousa. (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV).

“É uma sensação boa ter ele de volta. A gente se sente impotente quando trabalha tanto para conquistar nossos bens e, de repente, vê ele sendo levado. Mesmo não estando mais como era antes, é muito gratificante ver que a polícia se dedicou para devolvê-lo”, contou.

Operação Mobile

A Operação Mobile é uma ação nacional idealizada pelo Conselho Nacional dos Chefes de Polícia Civil, em parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública e a Secretaria Nacional de Segurança Pública. 

Nesta segunda edição, foi coordenada pelo 2º Distrito Policial de Roraima com o apoio do Núcleo de Inteligência e parceria de todos os distritos policiais.