Cerca de 105 aparelhos celulares que foram roubados ou furtados em Roraima foram devolvidos aos proprietários, após serem recuperados em operação policial. A entrega ocorreu nesta sexta-feira (10), no auditório do Instituto de Educação de Roraima.
Os aparelhos foram recuperados por meio da “Operação Mobile”, que atualmente está em sua fase final. Nesta segunda edição, a ação foi coordenada pelo 2º Distrito Policial.
Embora todos os boletins de ocorrência tenham sido registrados em Boa Vista, alguns aparelhos foram localizados em outros municípios e encaminhados à capital para serem devolvidos aos proprietários.
O diretor do Departamento de Polícia Judiciária da Capital (DPJC), Fernando Olegário, informou que eles identificaram as pessoas através dos chips que foram habilitados nesses aparelhos com restrição.
“Enviamos mensagens via WhatsApp para que essas pessoas pudessem devolver os aparelhos na unidade policial mais próxima, pois muitas vezes, eles são comprados sem nota fiscal”, disse o diretor.
As pessoas que foram notificadas e não entregaram, seguem sendo investigadas. Mas, ainda podem procurar a unidade mais próxima e fazer a entrega do celular voluntariamente, frisou o diretor.
“Quem entregou de “boa-fé” porque não sabia que o aparelho era roubado será ouvido e, em muitos casos, pode até ser considerado vítima de estelionato. Agora, quem receber a mensagem e não comparecer à unidade policial, poderá responder por crime de receptação”, finalizou.
Na primeira edição da operação, 128 aparelhos foram devolvidos aos proprietários. Nesta última fase, o levantamento para localizar os celulares foi realizado entre dezembro de 2024 a julho deste ano.
Para receber o aparelho, os proprietários devem apresentar a identidade e, se possível, a nota fiscal. Mas, caso não tenha, o documento oficial e o registro do boletim de ocorrência são aceitos.
Uma das vítimas que teve o celular recuperado na operação foi Jadson Sousa. O jovem contou que seu aparelho havia sido roubado em novembro de 2024, no bairro Centenário.
“É uma sensação boa ter ele de volta. A gente se sente impotente quando trabalha tanto para conquistar nossos bens e, de repente, vê ele sendo levado. Mesmo não estando mais como era antes, é muito gratificante ver que a polícia se dedicou para devolvê-lo”, contou.
Operação Mobile
A Operação Mobile é uma ação nacional idealizada pelo Conselho Nacional dos Chefes de Polícia Civil, em parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública e a Secretaria Nacional de Segurança Pública.
Nesta segunda edição, foi coordenada pelo 2º Distrito Policial de Roraima com o apoio do Núcleo de Inteligência e parceria de todos os distritos policiais.