Um integrante de um grupo internacional voltado ao compartilhamento de imagens e vídeos contendo cenas de abuso sexual infantil foi preso em Boa Vista, durante a Operação Atenea, desencadeada pela Polícia Federal nesta sexta-feira, 5.
O grupo era formado por usuários de diversas nacionalidades, incluindo Colômbia, México, Nicarágua, Peru, Equador, Argentina, Brasil, Espanha, Honduras, Venezuela, Paraguai e Estados Unidos.
A ação foi realizada no contexto de cooperação policial internacional, por meio da Ameripol, rede de colaboração entre forças de segurança das Américas.
Embora o termo “pornografia” ainda conste na legislação brasileira (art. 241-E do ECA), organismos internacionais recomendam o uso de expressões como “abuso” ou “violência sexual de crianças e adolescentes”, por refletirem melhor a gravidade dos crimes.
A Polícia Federal orienta pais e responsáveis a manterem diálogo com seus filhos, monitorarem o uso de redes e ficarem atentos a sinais de alerta para prevenir abusos, especialmente no ambiente virtual.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE