
Um homem de 25 anos foi preso em flagrante pela Polícia Militar de Roraima (PMRR) na manhã desta segunda-feira (11) por furtar hidrômetros de residências no bairro Jóquei Clube, em Boa Vista.
Segundo informações, um funcionário da Companhia de Águas e Esgotos de Roraima (Caer), que realizava a instalação de novos hidrômetros na região, percebeu que alguns imóveis estavam sem o equipamento de medição de consumo de água. Ao acionar a polícia, o suspeito tentou fugir entrando em uma área de mata. Entretanto, ele foi abordado pela equipe policial.
Durante a abordagem, os policiais encontraram com ele dois hidrômetros e uma faca. O homem foi preso em flagrante e encaminhado à Delegacia de Repressão aos Crimes Contra a Administração Pública (DRCAP), da Polícia Civil de Roraima (PCRR). A delegacia dará sequência às investigações.
Entre Janeiro e Junho Roraima registrou 675 furtos de hidrômetros
Este caso ocorre em meio a uma série de furtos semelhantes na capital. De janeiro a julho de 2025, foram registrados 675 furtos de hidrômetros, resultando em um prejuízo superior a R$ 126 mil. Os equipamentos vêm sendo alvo de criminosos devido à venda ilegal de cobre e outros metais presentes nas peças.
Além disso, na madrugada da última sexta-feira (8), dois homens furtaram hidrômetros de cerca de 20 residências no bairro Jardim Tropical. Imagens de câmeras de segurança mostram a dupla agindo com sacolas e ferramentas, retirando os equipamentos das casas. Moradores do bairro ficaram sem água e registraram boletins de ocorrência.
De acordo com Rodrigo Mesquita, diretor Administrativo e Financeiro e presidente da Caer em exercício, os moradores que identificarem o furto de hidrômetros devem registrar boletim de ocorrência em uma delegacia. Além disso, eles devem buscar atendimento presencial na Caer para solicitar a reposição do equipamento.
O furto de hidrômetros configura dano ao patrimônio público, crime previsto no artigo 163 do Código Penal Brasileiro. Conforme a lei, ele prevê pena de detenção de seis meses a três anos, além de multa. A legislação cobre bens pertencentes à União, Estados, Municípios, autarquias, fundações públicas, empresas públicas, sociedades de economia mista e concessionárias de serviços públicos.