Um homem foi detido por militares do Comando Operacional Conjunto Catrimani II, suspeito de atuar em atividades de garimpo ilegal na Terra Indígena Yanomami, ao norte de Roraima. A captura ocorreu durante patrulha fluvial no Rio Uraricoera, quando o suspeito tentou fugir, mas foi alcançado pela equipe.
Com ele, os militares encontraram 3,8 gramas de ouro, 460 gramas de cassiterita, 7 gramas de mercúrio, além de dois celulares, uma espingarda calibre 12 de fabricação caseira com munições, uma balança de precisão e uma substância semelhante à maconha. No local também havia instalações improvisadas com sinais de habitação recente e materiais usados no garimpo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Durante a ação do último dia 17 de setembro também foram inutilizados cinco motores, quatro resumidoras, três esteiras, seis mangueiras e sete acampamentos que davam suporte ao garimpo. O suspeito foi levado em uma aeronave HM-1 Pantera até a Base Aérea de Boa Vista, submetido a exame de corpo de delito e conduzido à Superintendência da Polícia Federal, onde foi autuado em flagrante.
A Operação Catrimani II reúne Forças Armadas, órgãos de segurança e agências de fiscalização, sob coordenação da Casa de Governo, para reprimir o garimpo ilegal, ilícitos transfronteiriços e crimes ambientais na região Yanomami.