OPERAÇÃO CATRIMANI II

Homem é detido por garimpo ilegal na Terra Yanomami durante operação militar

Militares apreenderam droga, ouro, cassiterita, armas e destruíram um acampamento utilizado pelo home, que foi levado à PF

Foto: Comando Operacional Conjunto Catrimani II
Foto: Comando Operacional Conjunto Catrimani II

Um homem foi detido por militares do Comando Operacional Conjunto Catrimani II, suspeito de atuar em atividades de garimpo ilegal na Terra Indígena Yanomami, ao norte de Roraima. A captura ocorreu durante patrulha fluvial no Rio Uraricoera, quando o suspeito tentou fugir, mas foi alcançado pela equipe.

Com ele, os militares encontraram 3,8 gramas de ouro, 460 gramas de cassiterita, 7 gramas de mercúrio, além de dois celulares, uma espingarda calibre 12 de fabricação caseira com munições, uma balança de precisão e uma substância semelhante à maconha. No local também havia instalações improvisadas com sinais de habitação recente e materiais usados no garimpo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



Durante a ação do último dia 17 de setembro também foram inutilizados cinco motores, quatro resumidoras, três esteiras, seis mangueiras e sete acampamentos que davam suporte ao garimpo. O suspeito foi levado em uma aeronave HM-1 Pantera até a Base Aérea de Boa Vista, submetido a exame de corpo de delito e conduzido à Superintendência da Polícia Federal, onde foi autuado em flagrante.

A Operação Catrimani II reúne Forças Armadas, órgãos de segurança e agências de fiscalização, sob coordenação da Casa de Governo, para reprimir o garimpo ilegal, ilícitos transfronteiriços e crimes ambientais na região Yanomami.

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.