Polícia

Governo confirma fuga de 15 detentos na véspera de Natal

Conforme a polícia, até o momento, dois reeducandos já foram recapturados

Em entrevista realizada na manhã de hoje, 28, na sede da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc), o secretário-adjunto Coronel Francisco de Oliveira Borges informou que foram 15 reeducandos fugitivos da Penitenciária Agrícola de Monte Cristo (Pamc) na véspera de Natal, dia 24 de dezembro.

Conforme a polícia, dos 15, dois já foram recapturados, os detentos Paulo Rocha da Silva, conhecido como “Boca de Coringa” e Edinaldo Fonseca da Silva. Paulo estava preso pelo crime de roubo e foi recapturado no sábado, 26. Edinaldo foi recapturado no domingo, 27, que respondia pelo crime de homicídio.

ENTENDA O CASO

Segundo Borges, na manhã da quinta-feira, 24, detentos conseguiram escapar por um túnel cavado em uma cela. Pouco tempo depois, o Governo enviou nota confirmando a fuga de dois reeducandos, identificados como Vicente Pereira Galé e Salomão Roberto Moreira. Vicente é condenado no artigo 157 pelo crime de roubo e Salomão cumpria prisão preventiva no artigo 33, por tráfico de drogas.

Já à noite, por volta das 21h, ocorreu uma nova fuga, desta vez com 13 fugitivos. De acordo com o secretário, a fuga ocorreu após os detentos pularem o muro da unidade prisional. Embora a equipe de segurança tenha visto a saída dos reeducandos, o número de fugitivos só pode ser confirmado nesta segunda-feira, 28, após uma sequencia de ações de controle.

“Depois da visita dos familiares, nós fizemos uma visita geral na unidade e identificamos a ausência desses treze. Nós demoramos um pouco pra dar essa resposta por que não podemos ser irresponsáveis. Pra fazer isso, a gente tem que fazer a contagem, uma triagem de informações com a Dicap (Divisão de Captura), o cartório da unidade que recebe os alvarás de soltura, as unidades de saúde e se a gente não tiver esse controle, a gente pode dar como foragido alguém que esteja preso”, relatou o secretário.

De acordo com o sargento Roney Cruz, chefe da Dicap, a população pode ajudar na recaptura dos presos foragidos. “Nós temos vários meios para quem queira ajudar, como uma página nas redes sociais, telefone para contato, equipes de plantão nas ruas e mais”. Para repassar mais informações, é possível fazer denúncia através dos telefones 99139-9529 ou 0800 2780130 e na página do Facebook. A Dicap informou que ainda hoje repassará os nomes e imagens dos reeducandos para auxiliar no reconhecimento.

Matéria completa na edição impressa da Folha de amanhã, 29.

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.