No começo da noite de quinta-feira, 24, a Polícia Militar (PM) localizou e cumpriu dois mandados de prisão contra o foragido da Penitenciária Agrícola de Monte Cristo (Pamc) Erdinaldo da Silva Oliveira, 37 anos, pela prática de crime de furto, com sentença em regime fechado. Ele foi preso no Terminal de Ônibus do Centro da Capital.
Ao ser acionada, a Divisão de Inteligência e Captura (Dicap) da Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania (Sejuc) constatou que Erdinaldo estava em situação irregular perante a Justiça. Em consulta ao Banco Nacional de Mandados, foi verificado que havia contra ele dois mandados de prisão em aberto, ambos pelo crime de furto, um expedido no dia 09 de maio e outro no dia 15 de julho deste ano. Conforme a sentença, ele deve cumprir pena de 4,8 anos de detenção em regime fechado.
No histórico da ficha carcerária descobriu-se que o elemento tem inúmeras passagens pelo sistema prisional. A primeira entrada na Pamc aconteceu no dia 20 de junho de 2007, quando foi posto em liberdade por meio de Alvará de Soltura. Ele foi preso e solto pelo menos cinco vezes ao longo dos últimos nove anos. Além disso, teve progressões de regime fechado para semiaberto e de semiaberto para aberto algumas vezes. No dia 11, ele deu entrada na Pamc depois de ser localizado e identificado como foragido da Cadeia Pública de Boa Vista (CPBV). (J.B)