A Polícia Federal (PF) prendeu, nesta sexta-feira (25), o pecuarista Eduardo Campos, de 47 anos, e cinco garimpeiros por suposto envolvimento com a mineração ilegal após o avião em que estavam pousar na pista clandestina de uma fazenda em Cantá, Norte de Roraima.
Na noite desta sexta, a PF divulgou nota em que detalha a interceptação da aeronave em conjunto com a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) e o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente).
A corporação também disse que o veículo pousou no local sem comunicar oficialmente as autoridades aeronáuticas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Durante a abordagem, a PF constatou a ausência de plano de voo e documentação válida do avião.
Ainda de acordo com a polícia, a aeronave apresentava modificações internas para transporte de carga e levava suprimentos típicos de garimpo ilegal, como alimentos, cigarros, vasilhames de combustível e ouro.
Na ação, a PF apreendeu ouro, veículos, celulares e outros equipamentos eletrônicos, e ainda destruiu a aeronave.
Os seis suspeitos, após passarem pela superintendência da corporação em Boa Vista, seguiram para o sistema prisional, onde se encontram à disposição da Justiça.
Eduardo Campos é filho do casal de ex-governadores Neudo Campos e Suely Campos. Em 2014, ele foi o terceiro candidato a deputado federal mais votado com 16.942 votos, mas não se elegeu porque sua coligação não atingiu o coeficiente eleitoral.
A defesa dele divulgou nota em que nega envolvimento do cliente com o crime:
“A defesa do Sr• Eduardo Campos, vem a público esclarecer que ele é pessoa de reputação ilibada, produtor rural há mais de 25 anos, sem qualquer antecedente criminal e amplamente conhecido pela sua conduta ética e atuação legal no setor agropecuário.
Importa destacar que o Sr. Eduardo Campos não possui qualquer envolvimento ou vínculo com atividades de garimpo ou ilegais, sendo absolutamente infundadas as ilações que tentam associá-lo a esse tipo de prática.
A defesa já está tomando todas as medidas cabíveis para esclarecer os fatos e confia plenamente na Justiça e no devido processo legal.
Marcelo Campos – OAB/RR 461-B
Jader Serrão – 1365/RR
Thaisa Palla – OAB/RR 2.899
Carlos Vila Real – OAB/RR 1724
Edmarcos Gonçalves – OAB/RR 2934”.