Polícia

Família acusa agência de viagens de fraudar bilhetes de passagens aéreas

A Folha entrou em contato com a empresa e até a publicação da reportagem não obteve resposta. O espaço segue aberto

Família acusa agência de viagens de fraudar bilhetes de passagens aéreas

O casal Edmilson Melo e Raimunda Sousa teve os planos de viagem de férias frustrados. A passagem, marcada para a madrugada desta quarta-feira (2), comprada por meio da agência Bitelo Viagens, teria sido identificada como falsificada. Além do casal, a mãe de Edmilson, uma senhora de 71 anos também iria embarcar com destino ao Maranhão.

De acordo com Raimunda, essa não era a primeira vez que a família comprava passagens com a empresa. Porém, desta vez, a família não teria tido assistência como nas vezes anteriores, pois não recebia respostas quando perguntava informações sobre as passagens.

A possível fraude só teria sido descoberta após o casal não conseguir realizar o check-in online, horas antes da viagem.

“Compramos dia 8 de outubro [de 2024]. Então foram oito meses para ele nos responder. Ontem eu mandei mensagem, justamente porque não tivemos um retorno dele e aí insisti. Mandei mensagem, tentei fazer o check-in online, e ele não me respondeu. Às quatro horas da tarde ele me disse ‘não vai ser possível, aconteceu um imprevisto'”, relatou Raimunda à Folha.

Raimunda e Edmilson em entrevista à Folha – Foto: Nilzete Franco/Folha BV

O bilhete enviado à família teria sido falsificado. Ao procurar assistência jurídica, a advogada Dolane Patrícia identificou outros sete processos no nome da agência no ProJudi, também envolvendo erros na emissão de passagens.

 “Ele fez isso com várias pessoas. Ele está aplicando esse golpe por aí, e as pessoas estão arrasadas, porque agora não pode mais viajar. Isso é estelionato”, alertou a advogada.  

Um boletim de ocorrência foi registrado na manhã desta quarta-feira e o caso será investigado.

A família viajaria para o Maranhão para ver a família de Edmilson, após 26 anos. “Não é fácil. A gente se programa justamente para não ter dor de cabeça, só aproveitar… Já perdemos praticamente uma semana. Porque ele disse que para embarque imediato, teria um acréscimo de 11 mil reais”, lamentou Raimunda.

Empresa estaria atuando de forma irregular, diz Departamento de Turismo

Procurado pela reportagem, o Departamento de Turismo da Secretaria de Cultura e Turismo de Roraima, informou que até o momento não recebeu nenhuma notificação quanto às atividades ilegais atribuídas atribuídas à empresa Bitelo Viagens. Além disso, existe o impedimento legal para liberação de informações funcional da empresa no Cadastur sem a devida formalização de denúncia.

No entanto, o Departamento de Turismo da Secretaria apurou que a empresa está com o CNPJ ativo, mas o registro no Cadastur está vencido para operação das atividades empresariais. “Ou seja, está trabalhando de forma irregular”, disse a nota.

Outro lado

A Folha entrou em contato com o proprietário da empresa e até a publicação da reportagem não obteve resposta. O espaço segue aberto.

Ao todo sete processos estãoregistrados no nome da empresa – Foto: Nilzete Franco/Folha BV

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.