O comandante-geral da Polícia Militar (PMRR), coronel Overlan Lopes, nomeou a coronel Valdeane Alves Oliveira, 43, como a nova corregedora-geral da corporação. O nome dela consta em portaria ainda não publicada no Diário Oficial do Estado (DOE).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O posto de segundo escalão visa investigar possíveis desvios de condutas dos policiais e aplicar medidas disciplinares. Desde 2024, a PM tem um acordo de cooperação com o Ministério Público de Roraima (MPRR) para intensificar esse trabalho.
Valdeane, que substitui na função o tenente-coronel Marcelo Barbosa Rocha, é conhecida internamente por seguir normas e disciplinas militares.
Antes da corregedoria, a coronel ocupava o cargo de assessora parlamentar estadual, cuja função é assessorar o comando-geral sobre assuntos parlamentares de interesse da corporação.
Valdeane Alves assumiu essa função em novembro passado, quando foi exonerada do subcomando-geral da PM – cargo do primeiro escalão equivalente ao de secretário estadual adjunto.
Quem é Valdeane Alves
Valdeane Alves de Oliveira nasceu no dia 30 de novembro de 1981, em Vitorino Freire (MA). Mora em Roraima desde 1995 e é policial militar desde 2000. É casada e mãe de dois filhos.
Foi uma das primeiras mulheres da instituição, onde quebrou vários paradigmas, incluindo o de ser a primeira mulher a alcançar a mais alta patente (coronel) em 2020 e a assumir o subcomando-geral (2022 a 2024).
Coronel Valdeane também já foi secretária-chefe-adjunta da Casa Militar (2017 a 2018), diretora do Colégio Militar Estadual (2019 a 2020) e chefe do Gabinete Militar do Tribunal de Justiça (TJRR) (2020 a 2021).