
O estelionatário P.W.A.N., de 37 anos, foi preso preventivamente pela segunda vez nesta quarta-feira, 14, por aplicar uma série de golpes sofisticados contra empresários e produtores rurais no estado. Ele é um dos investigados da Operação Praga Financeira, da Polícia Civil de Roraima (PCRR), que está em sua segunda fase.
A primeira fase da operação foi conduzida em abril deste ano, quando o estelionatário foi preso preventivamente pela primeira vez acusado de causar prejuízos de mais de R$1,3 milhão em golpes contra diversas vítimas em Roraima. Esta fase da operação era coordenada pela delegada do 1º Distrito Policial (DP), Jéssica Muniz.
Coordenada pelo delegado, Pedro Ivo, também do 1º DP, a segunda fase constatou que o criminoso também se apresentava como despachante agrário e utilizava documentos falsos para criar multas inexistentes, convencendo uma das vítimas a efetuar o pagamento com o pretexto de regularizar propriedades rurais.
P.W.A.N. usava as empresas Agrocienes e Rhondovea de fachada, registradas em endereços falsos, para dar aparência de legalidades aos golpes. Um das supostas empresas ficava localizada em uma loja de calçados e a outra em uma residência aleatória, onde os verdadeiros proprietários não possuíam qualquer vínculo com os crimes.
O estelionatário foi preso em Rondônia, no município de Pimenta Bueno, com a ajuda da Polícia Penal local. Além do investigado, buscas e apreensões foram feitas nos bairros São Francisco e Paraviana, em Boa Vista, e foi realizada a suspensão das atividades das empresas envolvidas no esquema.
“Essa é a segunda vez que P.W.A.N. é preso preventivamente em decorrência das investigações conduzidas pelo 1º DP. Ele já responde a dois processos criminais distintos e, apenas no mais recente, foi denunciado pelo Ministério Público 12 vezes por estelionato”, explica o delegado do 1º DP, Pedro Ivo.
De acordo com a Polícia Civil, as investigações estão em andamento para apurar outras possíveis vítimas e crimes relacionados ao investigado.