
A Polícia Civil de Roraima (PCRR) prendeu um venezuelano de 35 anos, conhecido como “dono da cidade”, suspeito de liderar uma organização criminosa que extorquia e ameaçava taxistas em Pacaraima. A cidade fica na fronteira do Brasil com a Venezuela.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Investigadores da delegacia local localizaram o homem, identificado pelas iniciais L.R.V.G., após cruzarem informações com as polícias Penal, Militar (PM) e Federal (PF). O homem, então, passou por audiência de custódia.
Durante o cumprimento de dois mandados de busca e apreensão e de um de prisão preventiva contra o acusado, agentes da PCRR apreenderam documentos em duas residências ligadas ao venezuelano.
A corporação irá analisar o material como possível prova da atuação do grupo. Com a conclusão das diligências, a polícia enviará o inquérito ao Ministério Público (MPRR). Por sua vez, o órgão poderá denunciar o suspeito à Justiça.
‘Dono da cidade’
Segundo a polícia, o crime ocorreu na tarde de 10 de fevereiro. O suspeito, então, chegou armado à sede de uma cooperativa de táxi em Pacaraima e exigiu que os motoristas pagassem propina para circular até Santa Elena de Uairén, na fronteira da Venezuela com o Brasil.
Ademais, testemunhas relataram que ele se autoproclamava como “dono da cidade” e usava a violência para manter o controle sobre as vítimas. Além disso, ele ameaçava quem ousasse denunciá-lo.
“Há vários meses já havia notícias sobre a periculosidade do suspeito, que exercia forte intimidação sobre a população e indícios que o investigado era um dos líderes de organização criminosa venezuelana atuando em Pacaraima”, afirmou o delegado da cidade, Valdir Tomasi Rosa.