Deputada Joilma Teodora (Foto: Marley Lima/ SupCom ALE-RR)
Deputada Joilma Teodora (Foto: Marley Lima/ SupCom ALE-RR)

A deputada estadual Joilma Teodora (Podemos-RR) afirma ter recebido uma ameaça “velada” em um comentário feito na postagem em que ela cobrava agilidade no julgamento do policial militar, Acrízio Silva Leite, acusado de matar a adolescente, Débora dos Santos Bezerra, de 17 anos, em maio de 2024, em Rorainópolis.

O comentário “Acho melhor da uma seguradinha e conserva os dentes que tem na boca. Falar pouco é bom e conserva os dentes” foi feito por uma mulher que segundo a deputada têm ligação profissional com o escritório que faz a defesa do policial.

A deputada informou que registrou um boletim de ocorrência nesta quarta-feira (10), por ameaça contra a mulher que fez o comentário.  Em recente nota enviada à FolhaBV, o advogado de defesa do PM relatou que não há provas que coloquem o mesmo na cena do crime e que o processo segue em segredo de justiça.

O policial militar, Acrízio Silva Leite, responde ao processo em liberdade desde novembro de 2025, utilizando tornozeleira eletrônica, ele aguarda a definição da data do júri popular.

O outro lado

Em nota (na íntegra), a usuária identificada como Patrícia de Abreu Santos, afirmou reconhecer que a expressão utilizada, embora originada de um meme amplamente divulgado pela artista MC Mirella, foi inadequada diante da natureza sensível da publicação, o que fez com que fosse interpretada como uma ameaça.

“Esclareço, de forma categórica, que jamais tive a intenção de ameaçar, ofender ou intimidar a deputada estadual Joilma Teodora (Podemos-RR). A referência ao meme foi feita sem a devida reflexão e completamente dissociada do respeito que deve orientar o debate público.  Ressalto, ainda, que o comentário foi realizado exclusivamente em meu nome pessoal, não possuindo qualquer vínculo com o VR Sociedade de Advogados, escritório que não tem relação com o episódio e que não pode ser associado ao teor da manifestação por mim publicada”, um dos trechos da nota.

Nota de retratação enviada pela usuária que fez o comentário.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



NOTA PUBLICADA PELA DEPUTADA

Reprodução.

Comentário da usuária e posicionamento da defesa

Assembleia Legislativa também se manifestou

Por meio de nota (na íntegra abaixo), a Assembleia Legislativa de Roraima repudiou as mensagens com tom de ameaça enviadas à deputada e secretária da Mulher, Joilma Teodora (Podemos), após ela cobrar rigor e celeridade no julgamento do feminicídio de Débora Bezerra, em Rorainópolis. O Legislativo manifestou solidariedade à parlamentar e às mulheres vítimas de violência, afirmando que não tolerará intimidações contra representantes eleitas.

NOTA DE REPÚDIO

A Assembleia Legislativa de Roraima vem a público manifestar seu mais veemente repúdio às mensagens com tom de ameaça direcionadas, em rede social, à deputada e titular da Secretaria Especial da Mulher, Joilma Teodora (Podemos). As ameaças surgiram após a parlamentar cobrar maior rigor da Justiça e celeridade no julgamento do caso de Débora dos Santos Bezerra, jovem assassinada em Rorainópolis, cujo principal suspeito é um policial militar.

O Poder Legislativo estadual se solidariza com a deputada Joilma e com todas as mulheres que enfrentam violência de gênero. Não admitiremos nenhuma forma de intimidação contra representantes eleitas ou contra quem defende o pleno cumprimento da Justiça.

Casos como o de Débora se somam a outros trágicos episódios de feminicídio e violência contra a mulher em nosso Estado.

A Assembleia reafirma seu compromisso com a promoção de um ambiente político seguro, respeitoso e verdadeiramente inclusivo, adotando todas as medidas necessárias para combater e prevenir qualquer tipo de violência ou ameaça.