Uma denúncia encaminhada à FolhaBV aponta que o Instituto AOCP, banca responsável pelo concurso da Polícia Penal de Roraima, atrasou a divulgação da lista de reclassificação dos candidatos que passaram pelo novo exame psicotécnico. A Justiça havia determinado a reaplicação da avaliação após identificar fraudes na primeira aplicação.
Segundo a denúncia, o resultado da nova avaliação foi publicado em 14 de agosto, mas a lista de reclassificação e a situação dos candidatos não foram divulgadas. A Secretaria de Justiça e Cidadania de Roraima (Sejuc) havia solicitado o envio da lista em 13 de agosto, estabelecendo prazo de cinco dias para resposta. No entanto, até esta segunda-feira, 25, treze dias após o pedido, nenhuma providência foi tomada.
“Dessa forma, é clara a intenção da banca examinadora em atrasar o seguimento do certame, inviabilizando o Estado de dar prosseguimento às demais fases, finalizar o certame e finalmente efetuar o chamamento dos aprovados”, relata o denunciante, que não quis se identificar.
O prazo preocupa os candidatos, já que o concurso vence em 29 de setembro de 2025. Restariam apenas 35 dias para que o Estado finalize todas as etapas e efetive as nomeações.
O advogado dos candidatos, Gustavo Hugo, que atuou na ação popular que anulou o exame psicotécnico considerado fraudulento, reforça que a demora não prejudica apenas os concorrentes, mas também a sociedade, pois há um déficit de quase 200 policiais penais militares no Estado.
“Um mês de atraso na reclassificação! A demora substancial e inexplicável da AOCP em promover a reclassificação causa inúmeros prejuízos ao Estado de Roraima. Isso porque a retomada das nomeações de novos policiais penais, segundo a sentença da ação popular, só pode ocorrer após a reclassificação com base no resultado final da nova avaliação psicotécnica. Representa riscos à população civil e até mesmo aos policiais penais que estão sacrificados e, na maioria de suas rotinas, em inferioridade numérica durante as escalas de serviço”, ressalta o advogado.
A FolhaBV entrou em contato com o Instituto AOCP, questionando sobre o atraso no envio da lista e aguarda resposta.
A Sejuc também foi procurada e esclareceu que foi publicado, no Diário Oficial do Estado (DOE) de 18 de agosto de 2025, o resultado da avaliação psicológica pós-recurso dos candidatos ao cargo de agente penitenciário.
“O resultado foi mantido conforme a lista nominal, divulgada em 11 de julho de 2025, no site do Instituto AOCP”, esclareceu a pasta.
O que diz a banca
O AOCP divulgou nota de esclarecimento sobre o assunto:
“Desde o início do processo, o Instituto AOCP está em contato com a Sejuc RR (Secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania de Roraima) e informa que o andamento do Concurso Público da PPRR (Polícia Penal de Roraima) já está sendo avaliado junto ao órgão.
O Edital de Resultado da Nova Avaliação Psicológica do Concurso Público da PPRR (Polícia Penal de Roraima) foi publicado em nosso site no dia 11 de julho de 2025, e o Edital de Resultado da Nova Avaliação Psicológica – Pós-Recursos também já se encontra disponível desde o dia 14 de agosto.”