Corpo de Bombeiros realiza simulação de resgate de vítimas em escola de idiomas

O alarme de uma sirene soou no início da tarde desta quinta-feira, 23, no prédio de idiomas do Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), em Boa Vista, foi o sinal utilizado para informar que um princípio de incêndio estava ocorrendo no segundo e terceiro andares do prédio.

A ação fez parte de uma simulação de evacuação e resgate, conduzida pelo CBMRR (Corpo de Bombeiros Militar de Roraima), com apoio do Detran-RR (Departamento Estadual de Trânsito de Roraima), responsável pela segurança do trânsito nas imediações.

Com o toque do alarme, os brigadistas do Senac acionaram o Corpo de Bombeiros, que iniciou o protocolo de evacuação do prédio, controle do foco de incêndio e resgate de vítimas que não conseguiram sair. No total, cerca de 800 alunos e 30 colaboradores foram retirados da edificação com segurança.

A atividade faz parte das aulas práticas do curso de Operações em Incêndios Urbanos, promovido pelo CBMRR. A capacitação, iniciada em setembro, segue até o dia 3 de novembro.

O coordenador do curso, capitão Cirlei Crispim, explicou que o foco específico trabalhado nessa ação no Senac era tratar a parte de operações em incêndio voltada para um local que reúne grande fluxo de pessoas.

“Na ação de hoje, nosso trabalho foi colocar em prática como se deve fazer a evacuação segura de muitas pessoas, de forma rápida e eficiente, porque, procedendo assim, conseguimos salvar mais vidas”, disse.

Ele destacou ainda que o treinamento também incluiu a participação da brigada de incêndio do Senac. “Capacitamos a própria brigada de incêndio do Senac e os próprios alunos de como agir diante de um incêndio nesse tipo de local”, completou.

Mãe de aluno acreditou que incêndio era real a autônoma Ranieiry Moreira da Costa chegou ao Senac para deixar o filho e acreditou que o incêndio fosse real, quando foi informada por uma colaboradora que era apenas uma simulação de incêndio.

“Quando vi as viaturas dos Bombeiros, um fluxo de veículos e de pessoas, além de um rapaz sendo levado na maca eu fiquei em pânico, pois pensei como seria se fosse com meu filho que estuda aqui”, contou Ranieiry.

Mais aliviada, ela elogiou a iniciativa. “Importante esse trabalho que o Corpo de Bombeiros está realizando, um treinamento para conscientizar os colaboradores e as crianças e adolescentes que estudam no Senac”, ressaltou.

Aula Prática no HGR Na sexta-feira, 24, a simulação ocorrerá no HGR (Hospital Geral de Roraima Rubens de Souza Bento), às 14h30, na avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, bairro Aeroporto.