Polícia

Colombiano acusa policiais militares de xenofobia

O carro do colombiano foi apreendido mesmo estando com documentação

Um acidente que ocorreu na tarde desse domingo, 02, por volta das 16h20 no cruzamento da avenida Princesa Isabel, com Áureo Cruz, no bairro liberdade, terminou com uma acusação de xenofobia.

Segundo um Boletim de Ocorrência registrado sobre o fato, um empresário de 38 anos, de nacionalidade colombiana, teria acionado a Polícia Militar, após sofrer um acidente de trânsito, onde uma motocicleta colidiu na traseira do carro do empresário e ocasionando alguns danos no veículo, como a quebra do lacre da placa. Após serem acionados por ele, a Polícia Militar e agentes do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RR) foram ao local do ocorrido, e foi realizado o teste do bafômetro nos dois envolvidos, onde o motociclista testou positivo e negativo para o motorista do carro.

Além disso, o empresário afirmou que o condutor da motocicleta não apresentou a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e nem o documento da moto.

Entretanto, supostamente, o carro do colombiano foi apreendido por estar sem o lacre da placa, que teria sido arrancada no acidente. O outro envolvido foi liberado junto com a motocicleta que conduzia ainda no local.

“Os policiais a todo momento nos trataram com desrespeito e protegeram o condutor da motocicleta que estava irregular. Moramos no Brasil há mais de 10 anos e pagamos nossos impostos. Lutamos para ter uma vida digna e não aceitamos sermos tratados assim”, disse a esposa do colombiano em entrevista á FolhaBV.

Na manhã desta segunda-feira, 3, o casal esteve na sede da Polícia Militar e formalizou denúncia junto á Corregedoria da Corporação. Eles também procuraram o Detran, mas o órgão encontrava-se sem sistema para formalização da denúncia.

Polícia Militar afirma que não compactua com comportamentos desse tipo

A reportagem entrou em contato com a Polícia Militar e com o Detran. A Secretaria Estadual de Comunicação enviou uma nota sobre o fato à reportagem. Confira a nota na íntegra:

A Polícia Militar de Roraima informa que não compactua com comportamentos que não sigam os preceitos da honra e pundonor militares, podendo qualquer cidadão que presencie ou seja vítima de ações que considere prejudicial denunciar na Corregedoria da Corporação.

Nesse sentido, informa que foi acionada para atendimento de ocorrência de acidente de trânsito com danos materiais no cruzamento da avenida Princesa Isabel com rua Áureo Cruz, bairro Buritis. No local os condutores relataram que transitavam na avenida, sentido centro-bairro, quando o senhor  A. J. R. V., 36, condutor do automóvel Fiat Siena, que trafegava pela faixa da direita, realizou uma manobra de conversão à esquerda para entrar na rua Áureo Cruz, ocasião em que teve o veículo atingido na lateral esquerda pelo senhor L.A.G.S, 20.

O condutor da motocicleta não possuía Carteira Nacional de Habilitação, porém era o proprietário do veículo, que se encontrava regular. O condutor foi autuado e o veículo foi liberado para uma pessoa habilitada indicada pelo proprietário.

O condutor do automóvel foi autuado por dirigir veículo com lacre rompido/violado e o veículo foi removido ao pátio credenciado ao Detran.

Na manhã desta segunda-feira, 03, esteve no Quartel do Comando Geral da PMRR, uma senhora que se identificou como esposa do condutor do automóvel. A mesma foi recebida pelo Subcomandante-Geral da Corporação e recebeu todas as orientações necessárias para formalizar sua denúncia junto à Corregedoria da Corporação, que adotará as medidas a partir da formalização da reclamação.

O Departamento Estadual de Trânsito informa que ainda não consta na ouvidoria do Detran, qualquer denúncia acerca do referido fato e, somente poderá adotar as medidas cabíveis no momento que houver a formalização da reclamação.